Petrobras supera recorde de vendas de diesel S-10

Publicado em: 13/05/2021 19:44:53

FOTO CÉSAR DUARTE / AGÊNCIA PETROBRAS

A previsão é aumentar ainda mais a oferta de diesel com baixo teor de enxofre

No mês de abril, a Petrobras superou o recorde de vendas de diesel S-10 com baixo teor de enxofre, alcançando a marca de 437 mil bpd, o que representa aumento de 4,4% em relação ao recorde anterior de 418 mil bpd, registrado em março de 2021. Também em abril, as vendas totais de diesel chegaram à ordem de 824 mil bpd, representando crescimento de 59% quando comparadas às vendas no mesmo mês de 2020. Na comparação com o mês de abril de 2019, sem os impactos na demanda decorrentes da pandemia, houve crescimento de 12%.

A maior participação da Petrobras no mercado de diesel e o crescimento das vendas de S-10 geraram receita com diesel de US$ 4,6 bilhões no 1T21, 24% a mais que no 4T20. Esse aumento reflete as ações da companhia para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a demanda de combustíveis e os esforços para ampliar a oferta de derivados de alto valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente.

“Essa ampliação da oferta de diesel S-10 é um dos projetos da companhia para oferta de produtos de maior valor agregado e com menos emissões. Desta forma, buscamos melhor performance operacional e mais competitividade no novo mercado de refino”, destaca o diretor de Comercialização e Logística, Cláudio Mastella.

Em linha com seu Plano Estratégico, a Petrobras está adaptando seu parque de refino para ampliar a produção do Diesel S-10, de baixo teor de enxofre. Estão previstas adequações na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na  Refinaria de Paulínia (Replan) e na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos. A expectativa é aumentar a produção de diesel S-10 em até 16.500 m³/dia com a implantação desses projetos adicionais. Com isso, a produção do S-10 que atualmente representa 50% da produção total de diesel da Petrobras chegará a praticamente 100% até 2025. As intervenções vão aumentar a qualidade do diesel produzido, promovendo a redução do teor de enxofre (de 500 ppm para apenas 10 ppm), visando atender especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais.

Vantagens do diesel S-10

O uso do Diesel S-10 possibilita aos veículos a diesel utilizarem tecnologias mais modernas e promove a melhoria do desempenho do combustível nos motores, com impactos positivos na redução de emissões de material particulado em até 80% e de óxidos de nitrogênio em até 98%. Além da diferença no teor de enxofre, o diesel S-10 tem maior nível de cetano, índice que mede a qualidade de ignição, ou seja, quanto maior melhor.

O aumento na capacidade de produção de Diesel S-10 acompanha a evolução dos motores de veículos pesados e utilitários movidos a diesel, responsáveis pela maior parte da circulação de mercadorias no território brasileiro.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE