Petrobras . Agência Petrobras

Canal patrocinado pela Petrobras reúne conteúdos sobre cultura maker

Publicado em: 18/11/2019 16:15:53

Plataforma disponibiliza, inicialmente, cinco programas, com quatro episódios cada

Os apreciadores da cultura maker – ou, se preferir, do “faça você mesmo” – ganharam mais uma ferramenta online para desenvolver suas habilidades: o Canal Maker, uma plataforma de vídeos voltada para temas relevantes e inovadores. Com patrocínio da Petrobras, o canal disponibiliza conteúdos que levam a reflexões com potencial de transformação em diversas áreas.

"O patrocínio ao Canal Maker está diretamente ligado ao jeito de ser da Petrobras, que é valorizar o desenvolvimento e as habilidades das pessoas, nas mais diversas áreas de conhecimento. O projeto é mais que uma produção audiovisual, é um espaço interativo destinado a criadores de novas ideias e projetos. Somos uma companhia onde a busca constante pela inovação é inerente ao nosso negócio, e o espírito de fazer acontecer e de achar soluções inusitadas é um atributo que, com este patrocínio, gostaríamos de disseminar na sociedade", comenta o gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobras, Aislan Greca.

O projeto conta, inicialmente, com cinco programas: Bora Moer, Fazedoras, Colaboramakers, Papo Wu e A vida é um Lab, com quatro episódios cada. As produções podem ser acessadas tanto pelo Youtube quanto pelo site do Canal Maker, que será lançado em breve. Neste último, é possível encontrar, além dos vídeos, conteúdos extras, como arquivos digitais para download e listas de materiais dos temas apresentados.

A plataforma, que foi lançada no dia 7 de novembro, na sede do laboratório de fabricação digital Fab Lab Recife, testará formatos e linguagens, que poderão servir de protótipos para lançamentos de novos programas, séries e episódios.  A meta é abrir o espaço para produtoras independentes, canais fechados, abertos, streamings e VODs, que queiram usar o canal para desenvolver seus próprios projetos ou ajudar na produção de conteúdos já testados.

"Teremos, além dos episódios das séries, transmissões ao vivo, coberturas de eventos e entrevistas com conteúdos complementares no site. O carro chefe é o Colaboramakers, um programa que a gente quer construir junto com o público, mostrando iniciativas bacanas pelo mundo todo, basta postar conteúdos makers nas redes marcando #colaboramakers e vamos achar vocês para trocar uma ideia. O que queremos é furar essa bolha e mostrar, para cada vez mais gente, que qualquer pessoa pode fazer coisas. A cultura maker ensina a população a rever seus padrões de consumo e se relacionar de maneira sustentável com as cidades”, explica do Edgar Andrade, fundador do Fab Lab Recife.

O projeto é uma parceria entre o Fab Lab e as produtoras #republique e Ateliê Produções. A ideia nasceu nos bastidores do Batalha Makers Brasil, um reality show sobre cultura maker, exibido pela Discovery em toda a América Latina, o qual Edgard foi um dos jurados.

SINOPSES DOS PROGRAMAS

ColaboraMakers

Carro chefe do Canal, o Colaboramakers convida internautas para construir o programa. A ideia é montar uma rede de Fazedores, de gente que coloca a mão na massa e fabrica suas próprias coisas. O programa reúne os conteúdos postados nas redes sociais com a hashtag #ColaboraMakers. Edgar vira um catalisador da rede colaborativa que dá visibilidade a projetos makers acontecendo em qualquer parte do mundo.

Bora Moer

No "Bora Moer", Edgar Andrade, do Fab Lab Recife, é o apresentador. Ele convida pessoas que nunca fabricaram nada na vida para fazer um protótipo, um objeto ou um artefato pela primeira vez. Com ajuda de makers experientes, o convidado vai criar soluções para pequenos (ou grandes) problemas do cotidiano. O programa “Bora Moer” é uma provocação para quem anda flertando com a cultura maker, mas ainda não tomou coragem de colocar a mão na massa.

Fazedoras

Quais foram as invenções mais importantes da nossa história e quem são as pessoas por trás dessas criações? “Fazedoras” é um programa sobre mulheres que mudaram a forma como a gente vive e como o mundo gira, a partir de suas invenções.

Papo Wu

Que tipo de informação nossos ancestrais deixaram nas nossas células? Onde estão os organismos geneticamente modificados? Quando vamos falar a sério sobre sustentabilidade? Quem são os biohackers e as alterações biológicas de garagem? No “Papo Wu”, Rita Wu chama para um papo reto, instigante e reflexivo sobre todas as possibilidades que a biotech oferece para o nosso futuro, das mais incríveis às mais horripilantes.

A Vida é um Lab

No programa “ A Vida é um Lab”, vamos acompanhar o processo de aprendizagem ao longo de diferentes fases da vida humana. Desde bebês, aprendendo a se equilibrar, passando pela infância, adolescência, juventude e maturidade, até chegar à velhice. Em todas elas, duas coisas são essenciais: continuar respirando e aprendendo.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE