Petrobras . Agência Petrobras

Dia do 168 mobiliza mais de 7 mil pessoas no Rio e São Paulo

Publicado em: 16/08/2019 21:48:14

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

O Dia do 168, nesta sexta-feira (16/8), mobilizou aproximadamente 7 mil moradores das 30 comunidades vizinhas às nossas faixas de dutos em 12 cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. As ações desenvolvidas durante todo o dia para reforçar a importância da participação de todos no combate ao furto de combustível nos nossos dutos alcançou os objetivos propostos. “Agora todos sabem de cor o número do 168, disse o morador do bairro Barão do Amapá (Duque de Caxias-RJ) Romildo Inácio da Silva, conhecido como seu Jacó.

A avaliação do gerente setorial de Manutenção de Faixa de Dutos de São Paulo,  Daniel Sampaio, também foi positiva. “Foi bastante proveitoso, atingiu o objetivo. A comunidade participou de forma maciça e o recado foi dado. O recado é que o transporte de combustível pelos dutos é extremamente seguro e bastante eficiente desde que não ocorram intervenções de pessoas não autorizadas. Investimos e desenvolvemos, constantemente, tecnologia de monitoramento e parceria com órgãos governamentais, mas o aspecto da comunidade é um elo extremamente importante nessa luta contra as derivações clandestinas. E todo mundo saiu consciente da importância do telefone 168 e dos sinais que eles devem observar de perigo e de suspeita sobre a faixa de dutos”, comentou.

“Foi muito positivo poder estreitar mais uma vez esse relacionamento com a comunidade, ela é a nossa maior aliada no combate a esta prática criminosa”, avaliou o gerente setorial de dutos e terminais Rio-Minas, Felipe Toneli Chagas.
Foram realizadas atividades em tendas montadas pela companhia e escolas públicas. Entre as ações, ocorreram apresentações de projetos sociais, serviços como assessoria jurídica, aferição de pressão e taxa de glicose, além de palestras sobre primeiros socorros e uso consciente da água. As crianças tiveram direito ainda a aulas de circo e zumba e participaram de oficinas de pintura facial. Jovens ainda puderam assistir à apresentação de um grupo de slam, evento de “batalha de versos”.
Outro destaque das atividades promovidas no dia foi um grande painel pintado em grafite em que o número 168 aparece ao lado de uma instalação da companhia e da frase “Emergência, autorizações, dúvidas e reclamações: ligue grátis”.

A companhia espera reduzir em 32% os furtos de combustível em 2019. Em 2018, os números de derivações clandestinas em nossos dutos chegaram a 261, praticamente o triplo do que havia sido registrado em 2016.

O dia do 168 é realizado anualmente, sempre no dia 16 de agosto, para reforçar para os moradores o número do telefone para denúncia de qualquer movimentação suspeita junto á nossas faixas de dutos. Em 2018, os contatos realizados pelo 168 cresceram 65%. Se compararmos janeiro de 2018 com janeiro de 2019, o aumento foi de 150%. A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana. Este ano, disponibilizamos também para contato o número de Whatsapp (21) 999920-168.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE