Centro Operativo da Liquigás em Goiânia completa 12 anos sem acidentes com afastamento
Publicado em: 26/01/2017 11:27:32Marca é recorde na história da companhia e referência no setor de GLP
O Centro Operativo (C.O.) de Goiânia da Liquigás Distribuidora acaba de atingir a marca histórica de 12 anos sem acidentes de trabalho com afastamento, o que demonstra o comprometimento da força de trabalho com a adoção de boas práticas de segurança no ambiente de trabalho. A tendência na redução de acidentes na unidade também é evidenciada pelo fato de que não houve nenhum acidente sem afastamento durante os anos de 2015 e 2016.
O resultado alcançado pelo C.O. de Goiânia traduz a atuação da Liquigás, pautada na busca constante pela excelência nas questões que envolvem a saúde e a segurança de todos os trabalhadores.
O cumprimento efetivo das orientações da Sede, o envolvimento da liderança e o comprometimento de toda a força de trabalho com o tema SMS são os principais destaques no sucesso do C.O. de Goiânia, gerando um ciclo virtuoso em favor da Segurança.
A aplicação do Bate-Papo faz do diálogo a principal estratégia para prevenção de acidentes na unidade, que conta com 97 empregados e envasa cerca de 14 mil botijões P-13 (com 13Kg de GLP) por dia. Antes do início das operações, é realizado, diariamente, o “Minuto de Segurança”, que consiste em um bate-papo de um minuto com a força de trabalho sobre um tema de segurança e, pelo menos duas vezes por mês, são ministradas palestras de uma hora de duração para a equipe.
A Liquigás realiza de forma rigorosa os treinamentos obrigatórios nos prazos estabelecidos e todas as unidades operacionais promovem, anualmente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
Todos os empregados recém-admitidos somente iniciam as suas atividades após participar de um treinamento com o acompanhamento de um empregado experiente, sendo que no C.O. de Goiânia, este “apadrinhamento” tem a duração de, no mínimo, um mês. Outra orientação bem trabalhada pela unidade e que tem contribuído para a prevenção de acidentes é a gestão da mudança de processo quando ocorre a instalação ou alteração nos equipamentos e máquinas. Na ocorrência dessas mudanças, são realizados novos treinamentos para os empregados, visando à padronização do conhecimento e à mitigação de dúvidas, contribuindo para a prevenção de acidentes.