Petrobras . Agência Petrobras

Programa Petrobras Distribuidora de cultura recebe inscrições de peças da região centro-oeste

Publicado em: 20/12/2016 16:49:35

FOTO BRUNA OBADOWSKI

Seleção pública para circulação de espetáculos teatrais está aberta até 30/01

Produtores culturais, trupes e companhias teatrais de todo o Brasil têm até o próximo dia 30/01 para inscrever projetos na quinta edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), seleção pública específica para a circulação de peças no país. O objetivo é contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018.

Na edição anterior, 33 peças teatrais da Região Centro-Oeste se inscreveram, e sete foram selecionadas (quatro do DF, além de GO, MT e MS, com um representante, cada). É o que conta Júnior Cecon, do Teatro Experimental de Alta Floresta, que se apresentou com o espetáculo "Dom Quixote" nas cidades de Petrolina e Recife: "Um programa como este é essencial para o teatro brasileiro. É preciso cada vez mais distribuir, semear e espalhar cultura. Jamais teríamos condições de sair da Amazônia Mato-grossense e levar nosso Dom Quixote ao Nordeste, se não fosse através do PPDC."

Intercâmbio – Para democratizar o acesso de proponentes, o programa manterá um sistema de cotas que selecionará, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas em cada região. A expectativa é que as inscrições no Centro-Oeste cresçam, intensificando a circulação da cultura da região para diversos públicos.

Vale destacar também que 15 espetáculos oriundos das outras regiões puderam se apresentar em diversas cidades da região Centro-Oeste, no âmbito do PPDC, permitindo um grande intercâmbio de culturas e saberes.

Outras iniciativas de sucesso em edições anteriores também continuarão: como os encontros com grupos de teatro locais, para compartilhar experiências, em todas as cidades da circulação; ações formativas e a utilização de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como tradução para Libras e/ou audiodescrição.

O PPDC é uma parceria da Petrobras Distribuidora com o Ministério da Cultura. Desde 2009, foram contempladas 240 peças teatrais, que fizeram um total de 2.650 apresentações em 150 municípios de todos os estados, com um público superior a 650 mil espectadores. O regulamento completo está disponível em www.br.com.br/cultura

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE