Combate ao Coronavírus: Plataforma de inteligência artificial recebe mais de 21 mil acessos

Publicado em: 03/07/2020 14:58:32

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

Sistema desenvolvido por Hospital das Clínicas da USP, em parceria com Petrobras, auxilia médicos no diagnóstico do coronavírus

Médicos de todo país podem acessar gratuitamente, pela internet, a plataforma de inteligência artificial – batizada de “Radvid19” - desenvolvida especialmente para auxiliar no diagnóstico de pacientes com Covid-19 pelo braço de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InovaHC), em parceria com a Petrobras. A plataforma já recebeu um total de 21.500 mil acessos e cadastrou quase 7 mil exames de imagens enviados por radiologistas de 12 estados brasileiros, com 71% de resultados positivos para a Covid-19. Alimentado por um vasto banco de imagens de raios-X e tomografias do tórax de pacientes de 50 hospitais cadastrados de todo o Brasil até o momento, o sistema é capaz de identificar indícios da presença de Covid-19 em novos exames, a partir de algoritmos treinados e de padrões de repetição.

A intenção é auxiliar a tomada de decisão dos médicos sobre o melhor tratamento a ser indicado, além de permitir a assistência rápida e avançada para os casos da Covid-19. Para reforçar o atendimento, uma equipe de radiologistas, em escala de plantão online na plataforma, se reveza para esclarecer em tempo real dúvidas com base nos exames de imagem – indicando, por exemplo, alta ou baixa probabilidade para Covid. “A grande quantidade de acessos comprova o sucesso e a utilidade do sistema. A gente tem o maior orgulho de apoiar um projeto dessa magnitude que está efetivamente ajudando a salvar vidas”, disse o líder da Estrutura Científica de Resposta (ECR) da Petrobras, Antonio Vicente Castro.

“Desde o final de maio temos radiologistas experiente em regime de plantão. A ideia é auxiliar demais médicos de hospitais de todo o país que utilizam a plataforma, para sanar dúvidas e discutir casos de pacientes, com o diagnóstico preciso baseado no algoritmo de inteligência artificial disponível na plataforma”, destaca o diretor do InovaHC, Marco Bego. Além dos plantonistas, a plataforma está em constante aprimoramento e em breve serão liberadas novas funcionalidades, visando auxiliar os profissionais que estão em locais com casos mais críticos por causa da pandemia.

Empresas parceiras

A plataforma é um projeto do InovaHC e do Instituto de Radiologia (InRad), ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), viabilizado pela Petrobras e pelo Todos pela Saúde com apoio do Itaú Unibanco. Entre os parceiros tecnológicos estão Amazon Web Services, GE Healthcare – Divisão de Enterprise Digital Solutions (EDS), Huawei Cloud e Siemens Healthineers - Área de Digital Health. Instituições como o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também estão no projeto como apoio institucional. A Deloitte apoia a estratégia, o aconselhamento e a governança dor projeto. Entre os parceiros estão o Grupo Fleury e o Instituto Tellus. O Hospital Sírio-Libanês faz parte como parceiro na idealização e construção do projeto. A plataforma RadVid ainda tem a Fundação Novartis como parceiro estratégico e apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Saúde e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Profissionais de saúde e instituições médicas de todo o país podem acessar a plataforma pela internet radvid19.hc.fm.usp.br.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE