Petrobras apresenta plano de comunicação para empresários em Nova York

Publicado em: 08/04/2010 19:34:10

A Petrobras apresentou nesta quarta-feira (7), em Nova York, seu Plano Integrado de Comunicação durante o 1st Brazilian Corporate Communication Day. O evento reuniu imprensa, formadores de opinião, vice-presidentes e diretores de comunicação corporativa das principais empresas norte-americanas para conhecerem os princípios e as práticas de comunicação desenvolvidas pelas empresas brasileiras que atuam globalmente.

Durante a apresentação, o gerente de Comunicação Internacional da Petrobras, Izeusse Braga, ressaltou o papel estratégico da comunicação, que agrega valor econômico à companhia e garante o bom relacionamento com acionistas, colaboradores e parceiros. “Nós queremos construir uma identidade corporativa que mostre que somos uma empresa de energia com serviços internacionais, sustentável, integrada, inovadora, rentável, responsável, brasileira e líder em tecnologia”, afirmou o executivo.

A internacionalização é um novo desafio para a Companhia, que pretende manter comunicação com novos públicos, além de divulgar a sua visão junto a eles. “A visão da empresa, que pretende ser uma das maiores companhias de energia do mundo e a escolha principal de investidores, está diretamente conectada com a estratégia de comunicação, porque para ser a escolha dos acionistas é necessário uma boa comunicação”, disse o gerente da Petrobras.

Izeusse também lembrou que a comunicação está relacionada à transparência de uma empresa, o que é fundamental para a Governança Corporativa. Esse é outro fator que leva a Petrobras a aprimorar constantemente seus canais de relacionamento. Segundo ele, hoje a companhia prioriza a comunicação B2C (Business to Consumers), principalmente na America Latina, região onde se encontra a maior parte de suas operações.

Um dos pontos fundamentais da comunicação corporativa da Petrobras são os investimentos socioambientais. “Reputação se constrói com atitudes”, observou. A Petrobras mantém um extenso programa de patrocínios, que apoia dois mil projetos de diversas áreas, como cultura, esportes e meio ambiente. “Os projetos patrocinados pela Petrobras colaboram, direta ou indiretamente, com 18 milhões de pessoas em todos os estados brasileiros”, completou o executivo.

Izeusse Braga destacou ainda que a Petrobras é uma das empresas mais reconhecidas internacionalmente por sua gestão e contribuição social no Brasil. Em 2001, 43% do orçamento de comunicação corporativa da Petrobras eram destinados à propaganda e 38% alocados em patrocínio. Em 2008, esse fluxo se inverteu e o patrocínio passou a receber 49% do orçamento, enquanto propaganda ficou com 29%.

O 1st Brazilian Corporate Communication Day foi patrocinado pela Petrobras e pela Natura e organizado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em parceria com a Newhouse School of Public Communications da Syracuse University e a Arthur W. Page Society.
 

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