Presidente da Transpetro encerra a Rio Pipeline 2007

Publicado em: 05/10/2007 16:25:08

O presidente da Transpetro (Petrobras Transporte), Sergio Machado, participou da cerimônia de encerramento da Rio Pipeline Conference e Exposition 2007, que aconteceu de 2 a 4 de outubro, no Rio de Janeiro. Machado ressaltou a importância de um dos maiores eventos internacionais na área de dutos: “Nós vivemos no Brasil um momento extremamente especial no que diz respeito ao setor energético. Esta conferência possibilitou uma discussão técnica sobre novos caminhos para a inovação tecnológica do pipeline. Nós, da Transpetro, a empresa de logística do Sistema Petrobras, estamos prontos para esses novos desafios”.

Na feira, que reuniu mais de 100 expositores, entre eles Petrobras e Transpetro, foram apresentadas as últimas tecnologias disponíveis em dutos. Especialistas do setor tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de expansão das redes dutoviárias, que movimentarão somente no Brasil US$ 6 bilhões nos próximos cinco anos.

Mais de 350 trabalhos técnicos de 29 países foram apresentados nas conferências que aconteceram em simultâneo à exposição, divididos em 14 áreas, entre elas logística, base de operação, meio ambiente, gás natural e biocombustíveis. Três painéis abordaram o transporte de etanol, os dutos offshore e os desafios de expandir a malha brasileira de dutos e tiveram participações de diretores e gerentes da Petrobras e Transpetro.

Durante o encerramento do evento, os presidentes da Transpetro e do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) entregaram o prêmio Calgary Award para funcionários da Petrobras e especialistas da PUC-Rio pelo trabalho ‘Determinação dos parâmetros para o curvamento a quente e tratamento térmico de tubos API 5L X80’. Dentre os que mereceram menções honrosas, a Transpetro foi destaque com cinco trabalhos.

A Petrobras também foi destaque por sua contribuição acadêmica a Rio Pipeline.Outra colaboração importante foi a do Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), que aproveitou seu estande para divulgar seus serviços de teste e simulação em escala real em oleodutos, gasodutos e alcooldutos, assim como as linhas de pesquisa em novas tecnologias em dutos que desenvolve.O CTDUT é fruto da parceria entre Transpetro, Petrobras e PUC-Rio, com sede em Duque de Caxias.

Atualmente, o Centro de Tecnologia conta, além das empresas fundadoras, com 33 associadas, entre empresas, entidades de classe, universidades e instituições de pesquisa.  

A sexta edição da Rio Pipeline, organizada a cada dois anos pelo IBP, foi realizada no mais novo centro de convenções do Rio de Janeiro, o Rio Cidade Nova, no centro da cidade.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE