Petrobras terá robô interativo que simulará operações em águas profundas na Rio2C

Publicado em: 26/04/2022 11:16:55

Companhia apresentará experiências imersivas e palestras sobre inovação e transição energética no evento
 
A Petrobras patrocina a Rio 2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, que começa nesta terça-feira (26/04) e vai até 1º/05, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.  Esta será a primeira edição presencial após a pandemia, com uma programação mais ampla e dez palcos temáticos, que abordarão temas como tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outros. “A Petrobras é a maior produtora de tecnologia do país e usa a inovação como alavanca de negócio. Como somos movidos pelo conhecimento, consideramos a Rio 2C um ambiente propício para a troca de experiências inovadoras, além de vitrine para as tendências tecnológicas mais disruptivas”, disse a gerente executiva de Comunicação e Marcas da Petrobras, Fernanda Bianchini.
 
A Petrobras apresentará a instalação “Uma Missão em Águas Ultraprofundas”, com operação simulada de um robô offshore – o chamado ROV (Veículo de operação remota, sigla em inglês Remotely Operated Vehicle), no espaço térreo da Rio2C. Quem passar pelo local poderá operar o robô numa experiência imersiva em 4D com a tecnologia conhecida como hand tracking (captura do movimento das mãos) e uso de óculos de realidade virtual. Os ROVs são veículos de inspeção utilizados pela Petrobras em atividades de exploração e produção em águas profundas.
 
Petrobras Sinfônica Experience
 
Outra atração da companhia será o simulador “Petrobras Sinfônica Experience”, que permitirá uma experiência imersiva na Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES). O usuário poderá desvendar o som de cada instrumento e atuar como um verdadeiro maestro. Caixas de som serão posicionadas da mesma forma que os músicos durante uma apresentação, com iluminação com luzes de led - ocupando uma área de 200m2 também localizada no espaço térreo da Rio2C. QR Codes espalhados explicarão o funcionamento da orquestra. Ambas as experiências têm capacidade para receber cadeirantes e poderão ser visitadas durante todos os dias do evento.
 
No dia 29/04, a Orquestra Petrobras Sinfônica fará apresentação em comemoração aos 35 anos de patrocínio da Petrobras. O repertório do show incluirá arranjos de músicas de filmes como Homem Aranha, Jurassic Park, Harry Potter, Star Wars, Batman entre outros. O concerto “Música de Cinema” será às 18h na Grande Sala da Cidade das Artes (Sala Petrobras).
 
Palestras sobre inovação e transição energética
 
A gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Rafaela Guedes, participará do painel “Petrobras apresenta: Energia Para Transformar - a transição energética". A palestra será no dia 28/04, às 14h30, no Espaço de Conferência (Palco Biodom), e trará uma reflexão sobre a transição energética em curso e a importância do óleo e gás na matriz energética brasileira e mundial ao longo das próximas décadas.
 
“Vamos destacar que estamos vivenciando uma transição energética que precisa ser justa, congregando acesso à energia a preços competitivos e redução da pegada de carbono. Assim, a Petrobras trabalha para entregar à sociedade um petróleo com baixo custo e baixa emissão de carbono, enquanto amplia sua produção de bioprodutos”, afirmou Rafaela Guedes.
 
No Palco NewsFrontier, os gerentes do Centro de Pesquisas e Inovação da Petrobras (Cenpes) Alex Dal Pont e Vinicius Maia falarão, no dia 30/4, às 16h, sobre o Programa Petrobras Conexões para Inovação – que tem como objetivo estreitar os laços da empresa com o ecossistema da inovação, abrangendo desde instituições de ciência e tecnologia, universidades, até startups e empresas inovadoras.
 
Serviço:
 
Dia 28 de Abril
Espaço Conferência – Palco Biodom
Petrobras apresenta: Energia Para Transformar, a transição energética - Rafaela Guedes (Gerente Executiva de Responsabilidade Social) - 14h30
 
Dia 29 de abril
Grande Sala da Cidade das Artes
Orquestra Petrobras Sinfônica - Concerto Música de Cinema - 18h
 
Dia 30 de abril
Palco NewFrontier
Inovação aberta na Petrobras: promovendo engajamento com o ecossistema - Alex Dal Pont (Gerente de Inovação em Ecossistemas Empreendedores) e Vinicius Maia de Jesus (Gerente de Modelos de Negócio de Tecnologia) - 16h
 
Saiba mais sobre a Rio2C: https://www.rio2c.com/programacao/

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE