Projeto Grael e Petrobras iniciam parceria para a inclusão social de crianças e adolescentes

Publicado em: 17/03/2022 11:16:08

FOTO PROJETO GRAEL/ AGÊNCIA PETROBRAS

Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas de natação, vela, canoagem, carpintaria, mecânica e eletroeletrônica

A Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, inicia a parceria com o Instituto Rumo Náutico e irá apoiar o Projeto Grael - Mar de Oportunidades. Com o investimento de R$ 3,8 milhões e apoiado via Lei de Incentivo ao Esporte e a Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o projeto atenderá, nos próximos dois anos, mais de 600 crianças e adolescentes de comunidades vulneráveis de Niterói, São Gonçalo e Maricá.

“Na Petrobras, acreditamos que o esporte é uma ferramenta potente de inclusão social quando associado a atividades de educação e formação profissional. Por meio desse projeto, as crianças e adolescentes desenvolverão competências de trabalho em equipe, disciplina, importância da inclusão de pessoas com deficiência e ainda contarão com atividades de educação ambiental, além da prática esportiva em si e das oficinas profissionalizantes para jovens. Com o início dessa parceria, contribuiremos para o desenvolvimento destes pequenos cidadãos, dando oportunidades e proporcionando a chance de um novo aprendizado”, diz Marcela Levigard, Gerente de Projetos Sociais da Petrobras.

Para começar, o Projeto Grael está com as inscrições abertas para 15 turmas do primeiro semestre: natação, vela, canoagem e oficinas profissionalizantes de carpintaria, mecânica e eletroeletrônica com foco em energia solar. Ao todo, serão selecionados 190 alunos em situação de vulnerabilidade social, entre 9 e 29 anos. O início das aulas está previsto para dia 21 de março e acontecerão na sede do Instituto Náutico, em Niterói. Os interessados devem conferir os requisitos e documentos necessários para a inscrição no site www.projetograel.org.br.

“Com a parceria, conseguiremos ampliar o número de crianças e adolescentes atendidos. Estar entre os projetos sociais apoiados pela Petrobras representa uma chancela pelo reconhecimento de anos de trabalho, pois conhecemos a seriedade da seleção e do trabalho desenvolvido pela companhia”, afirma Joanna Dutra, gerente executiva do Instituto Rumo Náutico.

Ao longo do ano, novas atividades serão oferecidas. Todas divididas em três pilares: esporte educacional, iniciação profissionalizante e meio ambiente. Em esportes, por exemplo, estão previstas, por semestre turmas de natação, de vela (básico e avançado) e canoagem.

Para os jovens de 18 a 29 anos, visando à capacitação profissional e à geração de oportunidade de renda, serão oferecidas oficinas voltadas para o setor náutico como carpintaria, mecânica e eletroeletrônica. “Este setor mantem um amplo e diversificado mercado direto e indireto, com alta demanda de profissionais capacitados, mas com deficiência de cursos de capacitação específica. A missão do Projeto é promover o acesso aos esportes náuticos como instrumentos de educação, de estímulo à profissionalização, de construção da cidadania e de inclusão social”, acrescenta Joanna.

Já em Meio Ambiente, o foco será a Baía de Guanabara e serão oferecidas atividades educativas com os moradores, escolas e creches da região, como oficinas sobre lixo flutuante e de reciclagem, rodas de conversas, ações de limpeza das Praias de Jurujuba etc.
 
Sobre o Projeto Grael

Fundado em 1998 pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira, o Projeto Grael é uma organização não–governamental (ONG) que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens à prática do esporte da vela e, dessa forma, contribuir para a transformação social na vida dos seus beneficiários.

Desde a sua fundação, anualmente cerca de 700 jovens e crianças da rede pública de ensino, entre nove e 29 anos, estão sendo educados por meio da vela, natação e canoagem e preparadas para o mercado de trabalho. Além do esporte educacional, a partir dos 18 anos, os jovens passam a frequentar as oficinas náuticas - Capotaria, Carpintaria, Fibra de vidro, Mecânica de motor diesel, Mecânica de motor de popa e Instalações eletroeletrônicas para barcos. A instituição também disponibiliza biblioteca, aulas de educação ambiental e Inclusão digital aos alunos, além de aulas de marcenaria para crianças. Tudo gratuito.
 
Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais em temas relevantes para a indústria de óleo e gás e para os territórios onde atua, em todo o país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. São apoiadas iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; para o preparo para o exercício da cidadania; para o atendimento de crianças e adolescentes; para a conservação da biodiversidade costeira e marinha; e para a recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.
Conheça os projetos do Programa Petrobras Socioambiental no link https://petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/socioambiental/?q=lista-projetos 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE