Projeto fortalece vínculos familiares de crianças em situação de rua em São Paulo

Publicado em: 09/02/2022 12:13:07

Livro será lançado hoje (09) e relata metodologia inovadora para envolver familiares e profissionais da rede de atendimento público. Por quase dois anos, 79 crianças e adolescentes foram acompanhados pelo projeto que identificou em 88% das famílias melhoria no relacionamento e cuidados com os filhos.

Executado pelo Projeto Quixote em Sapopemba, bairro da zona leste de São Paulo, a iniciativa voltada para crianças em situação de rua é patrocinada pela Petrobras e adota metodologia inovadora, chamada Rematriamento, que inverte a lógica de abordagem, partindo do contato inicial com as famílias, nas comunidades de origem, para então chegar às crianças que estão vivendo nas ruas no centro da capital. Por meio de visitas regulares aos familiares, grupos multifamiliares e reuniões, o projeto envolveu 23 famílias com o objetivo de identificar as motivações para o abandono do lar e resgatar vínculos fragilizados.  

A experiência vivida pela equipe de educadores do projeto está relatada no livro Rematriamento comunitário: fortalecimento dos vínculos familiares de crianças e adolescentes em situação de rua, a ser lançado hoje, 09 de fevereiro, com live que reunirá integrantes do projeto para um bate-papo. “As idas e vindas das crianças e adolescentes da casa para a rua fazem com que as famílias precisem lidar com o acolhimento a seus filhos. Mesmo com as dificuldades em manejar essas situações, todas aceitaram receber novamente as crianças e jovens atendidos”, conta Graziela Bedoian, coordenadora do projeto.  

O fortalecimento dos vínculos familiares pôde ser notado ao longo dos atendimentos e abordagens. O projeto identificou em 88% das famílias melhoria no relacionamento e cuidados com os filhos. Outro resultado alcançado foi a ampliação do contato entre familiares e a rede de serviços públicos de atendimento psicossocial e comunitário.  

Entre as crianças e adolescentes acompanhadas apenas 55% estavam na escola, 40% relatavam vivências de rua ou trabalho infantil, 15%, uso de drogas e 13%, problemas de saúde mental. Mesmo crianças que permaneciam morando em suas comunidades podiam ser consideradas em situação de rua pela convivência com trabalho infantil, insegurança alimentar, uso de drogas dentro de casa e condições de moradia precárias.  

Um dos casos relatados no livro personifica o alcance da iniciativa. Um menino de 12 anos que saía de casa para o centro de São Paulo para vender balas se reaproximou da família, voltou a frequentar a escola e teve sua documentação regularizada, com a emissão da certidão de nascimento. “Esse caso é emblemático sobre a importância de projetos dessa natureza. Uma criança sem certidão de nascimento é uma criança totalmente invisível para a sociedade e para o poder público que deve assisti-la. Ela não tem acesso a serviços básicos e a políticas públicas fundamentais para o seu desenvolvimento”, ressalta a gerente de projetos sociais da Petrobras, Marcela Levigard.  

Na live de lançamento do livro, além de Graziela, participarão do bate-papo Auro Lescher e Rafael Fabro Boemer, com a mediação de Rosimeire do Nascimento – todos integrantes da equipe executora do projeto.  

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais nos territórios onde atua, em várias regiões do país, através de parcerias com organizações da sociedade civil. São apoiadas iniciativas voltadas para a geração de emprego e renda; preparo para o exercício da cidadania; atendimento de crianças e adolescentes; conservação da biodiversidade costeira e marinha; e recuperação de florestas e áreas naturais, entre outras.
 
Serviço:

Live de lançamento do livro Rematriamento Comunitário: fortalecimento de vínculos familiares de crianças e adolescentes em situação de rua
09/02/2022 às 19h (duração: 1h)
Plataforma: youtube da Editora Peirópolis - Link: youtu.be/svm28ezGHaE
O livro está em pré-venda pelo site:
https://www.editorapeiropolis.com.br/produto/rematriamento-comunitario/

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE