Sistema desenvolvido pela Petrobras aumenta rentabilidade e segurança na operação de poços

Publicado em: 30/12/2021 15:31:29

O sistema MAE, sigla para Monitoramento de Alarmes Especialistas, economizou mais de R$ 100 milhões em seis meses de operação na Bacia de Campos, utilizando conceitos de inteligência artificial

A Petrobras economizou mais de R$ 100 milhões ao longo de seis meses, em 2021, em operações ligadas à produção de poços localizados na Bacia de Campos. Para efeitos comparativos, essa cifra corresponde ao ganho de aproximadamente dois novos poços em operação na mesma região, sem que seja necessário perfurá-los. Essa otimização foi possível graças ao Monitoramento de Alarmes Especialistas (MAE), um software que usa aprendizagem de máquina, um segmento da inteligência artificial, para identificar e evitar, eventos indesejáveis que levem à perda de produção.

Por meio de algoritmos, o MAE analisa uma série de parâmetros ao longo do sistema de produção, provenientes de leituras dos muitos sensores instalados nos poços e nas plataformas. Caso algum evento indesejado seja detectado por tais algoritmos, o MAE emite uma recomendação em forma de alarme que é acionado nos Centros de Operações Integradas (COI) das unidades da Petrobras para notificar os responsáveis pelo monitoramento dos poços. Existem atualmente cerca de 400 algoritmos fazendo uma avaliação a cada dois minutos, 24 horas por dia e sete dias por semana. Todo o conhecimento gerado pelos algoritmos é armazenado em um banco de dados compartilhado por todos os usuários, fazendo com que outras equipes e sistemas aprendam e utilizem esse conhecimento no seu dia a dia. 

O MAE é um projeto de desenvolvimento contínuo, que permite que pessoas das diversas unidades da companhia e grupos externos à Petrobras, em especial nas universidades brasileiras, implementem novos algoritmos com base em situações reais ocorridas em diferentes poços, tornando o sistema cada vez mais especializado e completo. Criado em 2018, o software começou a ser implementado em toda a Petrobras em 2020. Atualmente, o MAE é considerada uma importante ferramenta para o aprimoramento das atividades ligadas à continuidade operacional de equipamentos e dutos de produção da Petrobras.

A Petrobras domina a tecnologia de produção de petróleo em alto mar com segurança, eficiência, menor custo e menos emissões. A companhia atua de forma eficiente e competitiva, maximizando o potencial dos ativos e promovendo mais retorno para a empresa e para a sociedade, o que cria um ciclo virtuoso de geração de valor. 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE