Petrobras apoia criação e modernização do Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis

Publicado em: 06/12/2021 13:45:03

FOTO DIVULGAÇÃO / ALBATROZ

Desenvolvida pelo projeto Albatroz, que tem base em Cabo Frio (RJ), ferramenta promove intercâmbio internacional entre cientistas e contribui para a preservação dessas aves ameaçadas de extinção, que ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas marinhos

São 6.300 amostras de 38 espécies e 19 gêneros de albatrozes e petréis, coletadas em parceria com 11 instituições, contribuindo para quatro projetos de pesquisa, dois deles internacionais. Esses são alguns números que mostram o potencial do Banco Nacional de Amostras de Albatrozes e Petréis (BAAP), único banco de caráter integrado da América Latina. O BAAP tem entre um de seus realizadores o projeto Albatroz, patrocinado pelo programa Petrobras Socioambiental, que tem base em Cabo Frio (RJ).

Por trás desse esforço, há muita história e contribuição para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Tudo começa com uma pergunta: “Os albatrozes e petréis são indicadores de saúde ambiental?”. Para respondê-la, é necessário definir padrões de saúde dessas aves com exames de sangue ou análise de metabolismo, por exemplo, para que seja possível avaliar e relacionar esses parâmetros às condições do ambiente em que vivem. Uma investigação precisa requer o desenvolvimento de protocolos de coleta de amostras biológicas e diretrizes para reabilitação dessas espécies. Esse é o papel do BAAP.  

E por que preservar essas aves é importante? A ausência de uma espécie em uma cadeia ecológica pode aumentar as populações de alguns seres vivos e reduzir (ou extinguir) a presença de outros. Das 22 espécies de albatrozes, 17 estão ameaçadas. Em paralelo a esse equilíbrio populacional, os albatrozes e petréis ajudam também na manutenção do ciclo de nutrientes das áreas onde habitam. Vale ressaltar que essas aves estão presentes em várias regiões do Hemisfério Sul: além do Brasil, áreas próximas à Antártida, Austrália e Nova Zelândia.

Criado em 2018, o BAAP está sob gestão do Cemave/ICMBio em parceria com o projeto Albatroz.  O site (https://baap.org.br) foi recentemente reformulado, incluindo novos filtros de pesquisa, como a possibilidade de identificação do município ou país onde a amostra foi coletada. Essa e outras funcionalidades facilitam a busca dos pesquisadores de outras nacionalidades e uma versão em inglês já está em estudo.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras apoia soluções socioambientais para os territórios onde atua, em todo o país, por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. A linha de atuação Oceano inclui iniciativas voltadas para a conservação de espécies e ecossistemas costeiros e marinhos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos oceanos, associadas à educação ambiental.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE