Interior de São Paulo terá restauração florestal e recuperação de corredores ecológicos por projeto patrocinado pela Petrobras

Publicado em: 29/11/2021 17:11:31

FOTO DIVULGAÇÃO

A cobertura florestal de uma área de 45 hectares no interior de São Paulo começou a ser restaurada no último sábado, dia 27 de novembro, pelo projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas”, que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental na linha de atuação “Clima”. O primeiro plantio de mudas de árvores nativas foi realizado na cidade de Piracicaba, no distrito de Tupi.

O plantio foi executado em formato de mutirão, para o qual foram convidados alunos e professores da Escola Estadual Pedro de Mello, lideranças locais e estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). A participação das pessoas no mutirão foi uma oportunidade para promover a educação ambiental e estimular o plantio de árvores. Com o apoio da Petrobras, o projeto irá implantar florestas e agroflorestas na área de 45 hectares que abrange diretamente, além de Piracicaba, os municípios de São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi.

Com a restauração florestal, as áreas de vegetação nativa fragmentadas pela ação humana serão reconectadas. A recuperação dessas áreas é fundamental para a conservação da biodiversidade, pois possibilita o deslocamento da fauna, auxilia na dispersão de sementes e potencializa o aumento da cobertura florestal, além de contribuir para a conservação de recursos hídricos e do solo.

Esse primeiro mutirão do Corredor Caipira contou com a participação de cerca de 20 pessoas e agora a equipe do projeto passa a monitorar o crescimento das árvores. “Escolhemos o mês de novembro para começar o plantio por ser o início da época de chuvas, o que garante que as mudas se desenvolvam melhor”, explica o coordenador do projeto, Henrique Campos.

Para garantir boa diversidade à restauração, foram utilizadas cerca de 50 espécies de árvores nativas, incluindo algumas de especial relevância econômica e ecológica para a região, como a juçara, espécie de palmeira ameaçada de extinção, e o jacaratiá, árvore da família dos mamoeiros cujo fruto tem grande valor local, sendo utilizado para receitas, como compotas.

O projeto é executado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).
 
Programa Petrobras Socioambiental
 
O Corredor Caipira é um dos 15 projetos da linha de atuação “Clima” apoiados pelo Programa Petrobras Socioambiental. Esses projetos desenvolvem ações para conservação de florestas, recuperação de ecossistemas degradados, educação ambiental e promoção de desenvolvimento sustentável, em linha com o esforço mundial de fomentar medidas de combate à crise climática, alimentar, hídrica e aos impactos negativos à biodiversidade.

As iniciativas também promovem a capacitação de comunidades e a geração de renda pelo suporte às cadeias produtivas locais, a segurança alimentar, o desenvolvimento de inventários florestais e a constituição de base de dados.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE