São Paulo recebe exposição "Um oceano para todos" com projetos patrocinados pela Petrobras

Publicado em: 25/11/2021 12:35:13

FOTO IVAN CAVAS / DIVULGAÇÃO

Mostra conta com 47 imagens que apresentam aos visitantes do Museu Catavento o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais

A Rede Biomar, formada por cinco projetos ambientais patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental, lança a exposição fotográfica “Um oceano para todos”, nesta sexta-feira (26), no Museu Catavento, em São Paulo. A mostra conta com 47 imagens registradas pelos biólogos e integrantes dos projetos que apresentam aos visitantes o universo dos animais marinhos em seus habitats naturais, trazendo à tona a importância de sua conservação. São fotos de albatrozes, baleias-jubarte, corais, golfinhos-rotadores e meros, por exemplo. A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2022.

Com patrocínio da Petrobras, que incentiva as iniciativas para a preservação marinha no país, os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, juntos, trabalham pela conservação de mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção na região marinha e costeira do Brasil. A dimensão deste trabalho é uma referência em ações nacional e internacionalmente atuando diretamente ao longo do litoral de 13 estados brasileiros - Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Museu Catavento foi escolhido para receber a exposição por ter a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. O museu está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.

Valorizando a conservação das espécies

A Petrobras é responsável por incentivar o trabalho dos projetos para a conservação marinha no Brasil, com patrocínio para suas ações e pesquisas. A exposição “Um oceano para todos” mostra que muitas das espécies que enriquecem o litoral brasileiro passam a maior parte do tempo em alto-mar, ou submersas em regiões distantes da costa. Um exemplo disso são os albatrozes, que nascem em ilhas remotas no Atlântico Sul e viajam todos os anos para o litoral brasileiro em busca de alimento e temperaturas mais amenas. A poluição do oceano e a interação com a pesca de espinhel são as principais ameaças à conservação deste grupo de aves, considerado o mais ameaçado do planeta.

A Rede Biomar reúne cinco projetos que convergem conhecimentos e experiências para a realização de ações conjuntas, enriquecidas por decisões previstas em um Planejamento Estratégico Integrado. Os projetos atuam na proteção de espécies e ecossistemas marinhos brasileiros, cuja ocorrência inclui áreas de atuação da Petrobras. Juntos, ao longo de dez anos, já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; e participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais.

SERVIÇO
Exposição “Um oceano para todos”
Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II – Brás – São Paulo – SP
Informações – www.museucatavento.org.br
Horário de funcionamento: 3ª a Domingo, de 9h às 17h

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE