Petrobras patrocina a 19ª edição da Flipinha

Publicado em: 19/11/2021 12:30:10

Selecionado pela Chamada Petrobras Cultural para Crianças, evento infantil da Flip apresenta como principal atração a “Ciranda dos Autores”, entre os dias 22 e 27 de novembro, de forma virtual

Segmento infantil de um dos mais reconhecidos eventos literários do Brasil, a Flipinha chega a sua 19ª edição em 2021. Com patrocínio da Petrobras – através da Chamada Petrobras Cultural Para Crianças, que selecionou 32 projetos culturais em todo o país – o evento, que faz parte da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), terá como principal atração a “Ciranda dos Autores”, entre os dias 22 e 27 de novembro, que acontece de forma virtual, com transmissão gratuita pelo canal Flip no Youtube (www.youtube.com/c/flipfestaliteraria).

No total, serão 22 autores participando da “Ciranda dos Autores”. A iniciativa busca identificar e apoiar projetos que promovem o encontro entre o leitor e o escritor, a criança e a leitura, com foco em levar a infância como tema a eventos literários. Com a transmissão online, a expectativa é que o evento seja assistido por crianças de várias cidades do Brasil.

Paralelamente à “Ciranda dos Autores”, a Flipinha também aposta em atividades para professores, mediadores e pais, mas que atingirão as crianças por extensão. Entre elas, o Percurso Formativo Sementes, que começou em outubro e mobilizou a rede de ensino de Paraty. A ação ajudou a definir os nomes da Ciranda dos Autores e desenvolver um material para orientar as atividades pedagógicas dos educadores com seus alunos nos meses seguintes.

Outras formações em mediação de leitura estão sendo realizadas, desde outubro, em formato presencial e online, para educadores e futuros educadores de Paraty. Assim como as ações da FlipZona na Flipinha, direcionadas aos jovens; os Pés de Livros, presencial, que disponibilizará inúmeras obras literárias em espaços comunitários de Paraty; e o Publique-se, em formato híbrido, realizando oficinas voltadas à formação em técnicas de encadernação e experimentação gráfica para as crianças.

Incentivo aos eventos culturais no Brasil

Com a realização da chamada voltada ao segmento literário, a Petrobras mostra a importância de incentivar projetos de leitura em território nacional, e segue presente apoiando a cultura nesse momento de retomada das atividades presenciais. As primeiras ações foram a Bienalzinha, segmento infantil da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco; e a “Floresta Encantada Petrobras”, dentro da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Na programação de feiras e ações selecionadas, em 2021 ainda ocorre mais um evento tradicional: o segmento infantil da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em 2022, ocorrerão a Feira Literária de Pirenópolis (GO), FIL Festival – edição “A experiência da literatura” (projeto virtual), a Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (MG-SP) e a Flimo - Festa Literária de Morretes (PR).

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE