Petrobras apresenta 6° ciclo do Compromisso com a Vida a empresas do setor de petróleo

Publicado em: 17/11/2021 17:03:29

Programa foi divulgado em painel do Congresso Petrobras de SMS e Clima
 
O gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras, Joelson Mendes, apresentou no último dia 10 de novembro o 6° ciclo do Compromisso com a Vida, programa lançado pela companhia em 2016 que reúne um conjunto de iniciativas com foco na prevenção de acidentes e na preservação da vida e do meio ambiente. A divulgação ocorreu em painel de benchmarking com representantes de empresas do setor de petróleo, durante o Congresso Petrobras de SMS e Clima, evento da companhia voltado para sua força de trabalho.
 
Com a adoção do Compromisso com a Vida pela Petrobras, o indicador TAR (taxa de acidentados por milhão de homens-hora) da companhia, que era de 2,2 em 2015, foi reduzido para 0,56 no terceiro trimestre deste ano. No último ciclo, destacam-se também a implementação dos sistemas de reinjeção de água produzida em oito plataformas, que reduziu o descarte de 30 milhões de m³ desse efluente, e a queda de aproximadamente 50% no número de furto de combustíveis em dutos.
 
No painel de benchmarking “Cultura de Excelência em Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Clima – o que a sua empresa está fazendo para chegar lá?”, Joelson destacou como principal novidade do programa a implantação da Jornada Petrobras de Fatores Humanos, com o intuito de fortalecer a confiança mútua, uma cultura justa com foco no aprendizado, tornando a empresa mais resiliente. “Nessa jornada, temos um princípio de que são as pessoas que criam a segurança. Temos que tratá-las com respeito, com transparência, para garantir a segurança que precisamos nas nossas operações”, afirmou o gerente executivo.
 
Os representantes das outras companhias do setor também apresentaram, durante o painel, seus pilares, valores, ações e metas que contribuem para a prevenção de acidentes, redução de emissões de gases de efeito estufa e a promoção da saúde dos colaboradores, principalmente no cenário de pandemia da Covid-19. “As participações dos palestrantes externos nos trouxeram informações de qualidade, muito relevantes. Em relação à pandemia, podemos ver como a indústria do petróleo responde bem aos problemas. Foi fantástica a forma como conseguimos cuidar da saúde das pessoas e manter nossas operações”, explicou o gerente executivo de SMS da Petrobras.
 
Congresso Petrobras de SMS e Clima 2021
 
A realização do Congresso Petrobras de SMS e Clima 2021 mostra como a Petrobras promove a busca pela excelência em saúde e segurança em toda a cadeia de fornecedores. O evento, 100% online, reuniu mais de 4 mil pessoas e contou com a apresentação de 120 trabalhos dos colaboradores e 40 palestras de convidados, entre profissionais internos e externos, parceiros, fornecedores e startups.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE