Petrobras amplia parcerias com iniciativas que difundem conhecimento sobre ciência e tecnologia

Publicado em: 29/10/2021 11:25:54

B9 Podcasts, Brincando com Ideias e Ciência Todo Dia contam com séries, audiodocumentário e competição virtual patrocinados pela companhia
 
A Petrobras está patrocinando iniciativas autorais que levem a diferentes públicos, por meio da internet, conhecimento sobre inovações científicas e tecnológicas que vêm crescendo e se popularizando nos últimos anos. O objetivo é utilizar essas parcerias para fomentar a difusão, o debate e as aplicações dessas tecnologias na vida cotidiana, aumentando o nível de informação sobre temas como inteligência artificial, realidade virtual, robótica, ciência de dados, supercomputação, dentre outros.
 
“A curiosidade, expertise técnica e a superação de desafios tecnológicos por meio da inovação são características da Petrobras ao longo de sua história. O patrocínio a iniciativas como essas são contribuições relevantes, pois a difusão do conhecimento e o engajamento das pessoas para conhecer e aplicar conhecimentos científicos é algo muito importante para que haja transformação positiva em qualquer sociedade”, ressalta a gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.
 
Uma das parcerias firmadas foi com o B9 Podcasts, para o desenvolvimento de uma série específica sobre a inovação que é produzida no Brasil e pelos brasileiros. Desde o mês de agosto, o B9 aborda assuntos ligados a tecnologia e inovação nos podcasts The Shift e Naruhodo!. A programação também contempla um audiodocumentário a ser exibido no podcast Braincast e uma minitemporada no podcast Nada Sei Jr, com foco em temas relacionados à infância, semanalmente, durante o mês de outubro.
 
"Acreditamos que todos entendem a importância da inovação no nosso dia a dia, mas nem todo mundo sabe como fazer, nem acompanha o que tem acontecido de novo na sociedade. E nesse projeto em parceria com a Petrobras, buscamos inovações brasileiras para que os ouvintes percorram desde o nascimento até o processo de desenvolvimento de uma ação inovadora e identifiquem como podem apoiar uma ideia que transforma o mundo", diz Carlos Merigo, fundador e publisher do B9. Dentro desse patrocínio, foi lançada, no dia 8 de outubro a minissérie audiodocumental “Expedições Brasileiras”, cujo primeiro episódio aborda o fundo do mar na costa brasileira e os bastidores das aventuras tecnológicas da descoberta do pré-sal.
 
A Petrobras acertou também patrocínio “Desafio Maker”, promovido pela plataforma Brincando com Ideias. Lançada no dia 6 de outubro, trata-se de uma competição virtual - organizada em quatro temporadas de 10 episódios - e que busca engajar os participantes em desafios tecnológicos alinhados ao conceito de cultura maker (do it yourself), passando por temas como programação, robótica, automação, Internet das Coisas, dentre outros. Ao final de cada temporada, haverá uma live para apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes do desafio, e cada projeto mais votado pelo público receberá uma premiação.
 
“O Desafio Maker englobará série de vídeos, lives e podcasts sobre tecnologias atuais e revolucionárias, que prometem trazer uma explosão de ideias na cabeça das pessoas. E para que seja ainda mais divertido, vamos transformar os desafios numa competição, com objetivo de que os participantes se engajem, experimentem, e construam seus protótipos. Graças ao patrocínio da Petrobras estamos conseguindo tornar realidade o sonho de incentivar as pessoas a conhecerem e a criarem tecnologia", conta Flávio Guimarães, idealizador do projeto e produtor da plataforma Brincando com Ideias.
 
Outra importante parceria fechada recentemente foi com o canal Ciência Todo Dia, para desenvolvimento da websérie “Futurismo”, que visa levar o público para uma viagem até o amanhã, rumo ao desconhecido. Apresentada pelo criador do canal, Pedro Loos, a série terá seis episódios, exibidos a partir de novembro, cada qual abordando uma tecnologia disruptiva ou grande área do futuro. A proposta é que todos acabem de assistir à série sentindo-se confortáveis em imaginar um futuro promissor para a humanidade, repleto de tecnologias que nos auxiliem no nosso dia-a-dia.
 
"A ideia dessa websérie é falar do futuro, mas de um jeito bastante pé no chão. Não podemos prever o futuro, mas sim ver quais são as tendências de hoje e tentar entender para onde estamos caminhando. É extremamente importante para todo o setor de produção de conteúdo científico, educacional e de entretenimento no YouTube, ter uma empresa como a Petrobras tornando possível um projeto como esse para falar de futuro com as pessoas, porque estamos em uma era em que precisamos de uma visão um pouco mais positiva e promissora. Temos desenvolvimentos tecnológicos e científicos incríveis e tudo isso está moldando um futuro bastante otimista", explica Pedro Loos, fundador e apresentador do Ciência Todo Dia.
 
A Petrobras patrocina projetos que fomentam o conhecimento, a inovação e a busca por desafios. Grande apoiadora de projetos de negócio, ciência e tecnologia no país, a companhia busca por meio de inovações alcançar fronteiras nunca antes exploradas, e contribuir positivamente para a sociedade.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE