Projetos patrocinados pela Petrobras realizam mutirão de limpeza de praias

Publicado em: 17/09/2021 17:21:56

FOTO ECOCONSERVATION

World Clean Up Day acontece neste fim de semana e reunirá voluntários e especialistas em ações ao longo do litoral brasileiro

Para comemorar o World Clean Up Day, celebrado no dia 21 de setembro, um mutirão com centenas de voluntários de projetos patrocinados pela Petrobras percorrerão praias do litoral brasileiro recolhendo detritos. Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP-BS), executado pela Petrobras em atendimento a condicionantes ambientais estabelecidas pelo IBAMA nos processos de licenciamento das atividades de Exploração & Produção offshore, também realizarão, em parceria com instituições científicas e organizações não governamentais, ações de limpeza das praias nos dias 17 e 18 de setembro.

Maior programa de monitoramento de praias do mundo, o PMP atua em mais de três mil km de praias do litoral brasileiro, em regiões onde a companhia opera. Atualmente, a Petrobras mantém quatro PMPs. O PMP da Bacia de Santos é o mais recente da companhia, iniciado em 2015 e está presente no Sul e no Sudeste, desde Laguna/SC até Saquarema/RJ.

No Rio de Janeiro, monitores do PMP-BS participarão, amanhã (18/09), da Campanha Ondas Limpas, organizado pela ONG Sea Shepherd, na praia do Leme. A ação consistirá na limpeza da praia e posterior separação, pesagem e destinação do resíduo para cooperativas de reciclagem locais que possam transformar o lixo em algo novo. Em Maricá, a ação será em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Praia de Ponta Negra.

Em Santa Catarina, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias estarão em Itapiruba Norte, Praia do Rosa e Praia Vermelha. Em São Francisco do Sul, um estande de educação ambiental foi montado no colégio Annes Gualberto, e haverá uma limpeza de praia com os alunos. E no dia 20/09, às 9h, a ação de limpeza de praia será na Praia Grande, em parceria com a Eco Local.
 
O Clean Up é um evento que acontece, simultaneamente, em 157 países, onde milhões de voluntários se reúnem para limpar suas cidades, incluindo praças, praias e parques. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

No litoral paulista também estão previstas algumas ações. Em Praia Grande, um mutirão para a limpeza do mangue no bairro Portinho será realizado hoje (sexta), e a limpeza da praia Canto do Forte está programada para amanhã. Em Santos, a atividades será em parceira com a Prefeitura, no bairro Ponta da Praia. Também haverá atividade no Boqueirão Sul (Ilha Comprida) e em diversas praias no trecho de São Sebastião a Ubatuba.

As atividades serão realizadas seguindo as recomendações das organizações de saúde para evitar aglomeração devido à COVID-19. Algumas, inclusive, serão realizadas com número restrito ou apenas com integrantes das instituições participantes. Confirma a lista completa no https://comunicabaciadesantos.petrobras.com.br/.

Projetos apoiados pela Petrobras também farão ações de limpeza de praias, rios e mangues

Catorze projetos socioambientais apoiados pela Petrobras participam de um mutirão de limpeza em dez estados brasileiros, no âmbito do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar – PNCLM, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ao todo, 40 praias serão contempladas, ao longo de aproximadamente 60 km de litoral, além de 12 km de margens em seis rios importantes em suas regiões, tais como o Rio Piranhas Açu (RN), Rio São Francisco (PE) e Rio Macacu (RJ).

Entre os participantes, estão os cinco projetos que formam a Rede de Biodiversidade Marinha (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil). O Coral Vivo atuará em 28 praias nos estados de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo ações nos parques nacionais marinhos de Fernando de Noronha e Abrolhos. O Albatroz, por exemplo, realizará no domingo (19/09), às 9h, um mutirão, com vagas limitadas e inscrição antecipada, no Canal do Itajuru, em Cabo Frio.

Já o Projeto Baleia Jubarte promoverá no dia 28/09 mutirões de limpeza de praias nos municípios de Alcobaça e Prado (BA), no extremo sul da Bahia. No total, 12 ações de limpeza de praia serão executadas, desde o Rio Doce até o Jequitinhonha, região de Abrolhos. O Meros do Brasil fará ações de limpeza de praia em Santa Catarina e Paraná. Todas essas ações contam com mobilização de mais de 20 parceiros externos incluindo poder público e organizações da sociedade civil.

A campanha vai além das praias. O projeto Guapiaçu realizará a coleta do lixo com um grupo de monitores ambientais nos principais rios do município de Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio. Já o projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, com atuação em Sergipe, Bahia e Paraíba, além do mutirão nas praias, realizará uma campanha nas casas de povoados locais para a coleta dos resíduos gerados durante a semana.

Todos os projetos vão seguir o protocolo do Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, fazendo a triagem e pesagem dos resíduos recolhidos durante as ações de limpeza. As informações fornecidas no site do Ministério do Meio Ambiente contribuirão para planejar as ações e políticas públicas, de forma a orientar as melhorias na destinação dos resíduos urbanos.

Haverá, também, ações de educação ambiental nas redes sociais. Alguns projetos como Uçá, Rebimar e Fogão do Mar estão reforçando a divulgação nas redes sociais para nos ensinar que o destino dos resíduos recicláveis e não aproveitáveis começa com os cuidados que temos dentro de casa.
 
A Petrobras investe em projetos e ações para ampliar o conhecimento, conservação e recuperação da biodiversidade. Este ano, por causa da pandemia, algumas atividades serão restritas para grupos com limite de participantes, com uso obrigatório de máscara; disponibilização de álcool gel e recomendação de distanciamento ao longo das atividades. Quem quiser participar dos mutirões, confira aqui as datas e horários e como se inscrever nas atividades dos projetos patrocinados pela Petrobras.

Clique aqui para ver a lista das praias.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE