RNEST exporta 31,5 mil toneladas de coque verde de petróleo em setembro

Publicado em: 09/10/2020 12:16:43

FOTO TAIS PEYNEAU / AGÊNCIA PETROBRAS

Com baixo teor de enxofre, produto tem menor impacto ambiental
 
A Refinaria Abreu e Lima (RNEST) exportou em setembro 31,5 mil toneladas de coque verde de petróleo para os Estados Unidos. Esta é a terceira operação de exportação do produto, grau anodo, realizada este ano pela refinaria, que vem se consolidando na rota internacional do produto. Hoje, considerando todas as operações de exportação de coque da Petrobras realizadas em 2020, a Rnest responde por 35,33% das exportações da companhia.

Para realizar o carregamento completo do navio que levará o coque verde aos EUA, foram necessárias mais de 1050 viagens em carretas com caçambas de capacidade de 30 toneladas, em uma operação que durou aproximadamente 10 dias.

“O coque verde de petróleo produzido pela Petrobras tem baixo teor de enxofre, além de características ideais para produção de matéria prima para indústria Siderúrgica, sendo um produto de menor impacto ambiental e maior valor agregado. O mercado segue favorável às exportações de coque verde de petróleo da Petrobras e a expectativa é realizar novas operações ainda este ano”, comenta a diretora de Refino e Gás, Anelise Lara.

“Há, inclusive, a previsão de uma nova operação da Rnest: um lote de 30 mil toneladas para a China, em novembro”, complementa o gerente geral da Rnest, Emanuel Eduardo.
 
Em julho, a refinaria já havia exportado 31,5 mil toneladas de coque verde de petróleo para a Rain Carbon, importante calcinador dos Estados Unidos, o que resultou em uma margem de US$ 1,5 milhões na receita da companhia, em comparação à venda no mercado nacional, já descontados todos os custos logísticos adicionais. As exportações de coque anteriores ocorreram em agosto de 2019 para a China (31,1 mil toneladas) e em abril/maio deste ano para os Estados Unidos (31,5 mil toneladas).
 
A RNEST produz os dois tipos de coque verde: grau siderúrgico e grau anodo. Sendo o primeiro habitualmente comercializado no mercado nacional, como agente redutor na metalurgia de ferro e aço e em outras aplicações industriais. E o coque verde grau anodo é matéria-prima essencial para obtenção de coque calcinado, utilizado na fabricação de anodos para produção de alumínio ou de dióxido de titânio.
 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE