Petrobras realiza mais de 100 mil testes para Covid-19

Publicado em: 17/07/2020 12:50:20

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

A Petrobras ultrapassou a marca de 100 mil testes para Covid-19 realizados em seus colaboradores em todo o país. O forte investimento na aquisição de kits para exames e contratação de laboratórios permite que a Petrobras tenha um amplo diagnóstico da situação de saúde de seus colaboradores e, junto com outras medidas preventivas, forma um conjunto de barreiras preventivas contra a Covid-19 nas unidades operacionais.
 
Do total de testes, 90,9 mil são do tipo rápido, que identificam anticorpos, e foram aplicados no pré-embarque e no pré-turno para a triagem dos profissionais antes do início das atividades nas plataformas, refinarias, unidades de processamento de gás natural e térmicas. Outros 9,4 mil são testes do tipo RT-PCR, que identificam genomas do vírus, e foram usados nos empregados próprios e profissionais de empresas contratadas que apresentaram sintomas de Covid-19.
 
Os dados gerados a partir desses exames possibilitaram uma melhor avaliação das estratégias de prevenção e permitiram identificar profissionais assintomáticos que possam ter tido contato recente com o vírus e já desenvolveram defesas naturais. “Desde o início da pandemia, a Petrobras definiu a testagem em massa como estratégia importante para avaliação epidemiológica, monitoramento da saúde dos colaboradores e combate à Covid-19. Essa medida foi definida com base em estudos técnicos e avaliações práticas de ações adotadas em diversos países”, afirma o gerente geral de Saúde Ocupacional, Marcos Marinho.
 
Atualmente as taxas de realização de testes na Petrobras são muito superiores às de países que foram reconhecidos como realizadores de testagem em massa. A companhia testou proporcionalmente 4,9 vezes mais que os EUA e 4,8 vezes mais que Portugal, por exemplo.
 
A estratégia de ampla testagem avança junto com outras medidas preventivas como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras, adoção massiva do teletrabalho em atividades administrativas e alterações nas rotinas das áreas operacionais que desempenham atividades essenciais. A Petrobras segue ampliando rapidamente a abrangência e periodicidade de aplicação dos testes nas unidades operacionais, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado e sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE