Petrobras completa 100 dias com estrutura especial de combate à pandemia de coronavírus

Publicado em: 22/06/2020 18:29:03

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

Mais de 450 colaboradores atuam diretamente na prevenção à doença em todo o país

Desde o início da pandemia, a Petrobras vem atuando em diversas frentes na prevenção e combate ao Covid-19. A empresa montou, antes mesmo da determinação do isolamento social, uma Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) para coordenar as ações e mitigar os efeitos da pandemia em suas unidades. Passados 100 dias da criação da EOR, um balanço revela resultados positivos. Nesse período, rigorosas ações foram adotadas para evitar a disseminação da doença. Atualmente, mais de 450 colaboradores seguem mobilizados nesse trabalho, uma equipe multidisciplinar que envolve diversas áreas da companhia.

A Estrutura Organizacional de Resposta segue metodologia utilizada mundialmente (Incident Command System - ICS) que padroniza o gerenciamento de situações de emergência no que tange a planejamento e gestão de recursos. Essa metodologia permite que as 70 células montadas em unidades da Petrobras em todo o Brasil atuem de forma integrada, o que tem sido fundamental para o sucesso de medidas de prevenção ao contágio.

As ações foram implementadas pela Petrobras num sistema de barreiras que visa reduzir ao máximo o risco de contágio dentro das unidades. A sequência de medidas engloba ações de comportamento como uso de máscaras – mais de 2,5 milhões de unidades já foram adquiridas pela companhia para seus colaboradores – e álcool gel (mais de 90 mil litros foram comprados pela companhia). Também houve  redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais; e ações de prevenção que vão da adequação do transporte, da intensificação da higienização dos ambientes a realização de medição de temperatura corporal e aplicação de testes rápidos em massa.

A companhia tem obtido resultados positivos com a adoção de um conjunto de medidas e os dados indicam uma tendência de estabilização do número de casos registrados, o que demonstra que as ações implantadas estão surtindo efeito.

“A estrutura que montamos mostra a dimensão do desafio que estamos enfrentando nos últimos 100 dias. Temos centenas de profissionais, de diversas áreas da companhia, atuando 24 horas por dia para cuidar dos nossos colaboradores. Nosso esforço é para superarmos juntos e da melhor forma esse momento”, afirma o diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Ardenghy.

Mais de 50 mil testes realizados

Outra medida fundamental adotada pela Petrobras foi a testagem de todos os colaboradores, incluindo empregados próprios e colaboradores de empresas que prestam serviço. A ação iniciada em abril no pré-embarque para plataformas, já foi estendida para o pré-turno nas refinarias, usinas térmicas e unidades de tratamento gás, dentre outras instalações, abrangendo 100% das unidades operacionais. Entre testes rápidos e os do tipo padrão outro (RT-PCR) a Petrobras já ultrapassou a marca de 50 mil exames realizados, o que cobre  33%  do total de colaboradores. Nos casos de empregados próprios e profissionais de empresas contratadas com sintomas de Covid-19, a Petrobras aplica os testes RT-PCR, assim como as pessoas que tiveram contato regular com eles (contactantes).

“A Petrobras entende que o diagnóstico preciso da situação nas unidades é fundamental para avaliar as estratégias de prevenção. Por isso, a importância do forte investimento no processo testagem, como inquérito epidemiológico em pessoas assintomáticas, antes mesmo de entrarem nas unidades, além dos testes diagnósticos indicados pelos profissionais de saúde para pessoas sintomáticas e seus respectivos contactantes próximos. Importante ressaltar que todos recebem o devido cuidado por parte das equipes de saúde.”, explica Ardenghy.

Além disso, a Petrobras mobilizou-se para auxiliar a sociedade neste momento de crise. Foram doados 600 mil testes para diagnóstico de Covid-19 ao Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos para hospitais públicos e filantrópicos em todas as regiões do país. Mais de R$ 30 milhões estão sendo direcionados para doações de combustíveis, itens de higiene e equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, luvas, óculos e aventais. A Petrobras também criou uma Frente Científica para desenvolver pesquisas e soluções tecnológicas que possam ajudar no de combate à doença. 

Confira o infográfico

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE