Petrobras já realizou 20 mil testes para Covid-19

Publicado em: 29/05/2020 14:10:30

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

A Petrobras chegou à marca de 20 mil testes para diagnóstico de Covid-19 realizados em todo o país. A companhia, uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala, avança em sua estratégia de ampla testagem, junto com outras medidas preventivas, como rigorosa higienização das instalações, uso de máscaras e redução da atuação presencial em cerca de 90% nas áreas administrativas e 50% nas áreas operacionais que desempenham atividades essenciais. 

A proporção na Petrobras é de 130 testes por grupo de mil pessoas. O número inclui empregados da companhia e também colaboradores de empresas que prestam serviço nas instalações da Petrobras, já que os testes na triagem funcionam como barreira ao contágio nas unidades. Com essa taxa, a companhia tem índice de testagem superior a países como Espanha e Estados Unidos (dados do Worldometers.info em 26/05). 

Segundo o gerente geral de Saúde Ocupacional, Marcos Marinho, a realização massiva de testes contribui para o direcionamento de ações preventivas. “O acompanhamento de casos vigentes permite observar que as medidas estão surtindo efeito. Além de aprimorar o diagnóstico, os testes formam uma barreira preventiva, já que conseguimos identificar na triagem pessoas assintomáticas com o Covid-19, evitando a entrada em nossas unidades e possibilitando aprimorar a atenção à saúde dessas pessoas, que é nossa prioridade”, informa Marinho. 

Tipos de testes 

A estratégia de testagem da Petrobras segue as recomendações das autoridades sanitárias e órgãos reguladores. A companhia aplica os testes padrão ouro (RT-PCR) em todos os empregados próprios e profissionais de empresas contratadas com sintomas de Covid-19, assim como as pessoas que tiveram contato regular com eles (contactantes). E realiza testes rápidos, que detectam anticorpos, para triagem de pessoas assintomáticas antes de início de atividades em áreas operacionais, como plataformas e refinarias.  

Já foram contratados serviços de laboratórios e disponibilizados testes em vários pontos de coleta para colaboradores em todo o Brasil. A companhia tem adquirido mais kits de testes rápidos para, de acordo com a capacidade de atendimento do mercado, ampliar a abrangência e periodicidade de aplicação dos testes nas unidades operacionais, sempre considerando critérios técnicos e a avaliação do quadro de saúde da região.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE