Petrobras entrega lote de testagens para diagnóstico de Covid-19 no Paraná

Publicado em: 28/04/2020 12:16:45

FOTO UFPR

Serão doados, também, 20 mil litros de álcool anidro à Universidade Federal do Paraná, para a produção de álcool 70 para os hospitais públicos do estado

A Petrobras entrega nesta semana à Secretaria de Saúde do Paraná 15 mil testes para diagnóstico de Covid-19 e um lote de 300 máscaras purificadoras de ar para auxiliar o Estado no combate ao novo coronavírus. As máscaras, do tipo N-95, serão utilizadas na proteção das equipes de saúde nos atendimentos de pacientes com Covid-19. “Desde o início da pandemia a Petrobras vem atuando em diversas frentes na prevenção e combate do Covid-19. Estamos concentrando todos os esforços para atuar junto com a sociedade para passarmos por essa pandemia”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.

A Petrobras também realiza essa semana a doação de 20 mil litros de álcool anidro à Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão utilizados na produção de álcool 70. Com esse volume será possível produzir aproximadamente 45 mil frascos de álcool em gel de 500 ml que serão distribuídos aos hospitais públicos do Paraná. “A UFPR está colocando seus laboratórios, pesquisadores e técnicos a serviço da comunidade, num esforço para combater a pandemia de COVID-19. Essa doação de álcool da Petrobras viabiliza mais de 25 mil kg de álcool em gel que vai ser doado para hospitais públicos e entidades sem fins lucrativos no estado do Paraná, reforçando o compromisso das duas instituições com a sociedade paranaense”, afirma o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Essas iniciativas integram um conjunto de ações da Petrobras no combate ao Covid-19. Os 15 mil testes entregues à Secretaria de Saúde do Paraná, fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou em março aos EUA. Este é o segundo lote enviado ao Estado. Ao todo, até o momento, o Paraná recebeu 25 mil kits de testagem, que serão distribuídos à rede pública hospitalar. São testes do tipo RT-PCR, considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do vírus.

Testes RT-PCR  

A Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa, ou RT-PCR, é um teste que identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas. As amostras precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento. 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE