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Petrobras ressalta importância do compliance na realização dos negócios

Publicado em: 19/11/2019 21:34:09

“Toda empresa que faz negócios com a Petrobras tem que saber que está tratando com uma empresa íntegra”, afirmou o diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, no evento “Novas Regras de Negócio da Petrobras na Retomada Econômica do Rio de Janeiro” realizado nesta terça-feira (19/11), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no Centro do Rio.

O executivo reforçou que a Petrobras aprimorou significativamente seus mecanismos de controle internos e que agora está focada na disseminação de uma cultura de integridade não só na forma, mas também na essência. “Isso será feito no plano interno da Petrobras, mas também no plano externo, para que não volte a sofrer com malfeitos do passado.”

Marcelo Zenkner ressaltou que a Petrobras foi reconhecida pelas autoridades como vítima dos  fatos desvendados na Operação Lava Jato e desde 2014 implementa diversas medidas de Governança e Conformidade, como a criação de um Canal de Denúncias independente e a realização de Due Diligence de Integridade, mecanismo que avalia os mecanismos de combate à fraude e à corrupção das companhias com as quais a Petrobras faz negócios, entre outras ações.  Além disso, foram aplicadas 1.415 sanções disciplinares contra  empregados da Petrobras entre 2015 e 2018, sendo 92 demissões por justa causa. As sanções foram causadas por diferentes casos de desvio de conduta, dentre eles ocorrências de fraude e corrupção.

Compliance

O objetivo de um sistema de compliance é prevenir, detectar e corrigir desvios, fraudes e irregularidades no âmbito de uma organização, lembrou o executivo. As ferramentas de Governança e Conformidade não podem servir para dificultar que a empresa realize seus negócios. “Compliance não pode ser como areia, que emperra as engrenagens da companhia. Tem que ser como um óleo, que ajuda a companhia a fazer negócios da melhor forma possível”, comparou Zenkner.

Também presente no evento, o diretor de Relações Institucionais da Petrobras, Roberto Ardenghy, apresentou o processo de transformação pelo qual a Petrobras vem passando, ligado à recuperação da percepção de confiança em relação à companhia. “A Petrobras atualmente tem como grandes objetivos implementar uma gestão de portfólio adequada, se tornar uma empresa de custo baixo, valorizar a meritocracia no seu ambiente interno, e recuperar o grau de investimento no futuro”, listou o executivo.

Ardenghy lembrou que esse trabalho é feito respeitando a segurança dos colaboradores e o meio ambiente. Segundo ele, a empresa já apresenta melhoria na Taxa de Acidentes Registráveis (TAR), indicador de segurança operacional nas atividades, que caiu significativamente nos últimos anos. O diretor mencionou, ainda, importantes operações realizadas em 2019.  “Concluímos a venda da  TAG e de parte da Petrobras Distribuidora, e arrematamos ativos importantes de Exploração e Produção nos últimos leilões, o que exemplifica a gestão de porfólio que vem sendo feita pela empresa ”, ressaltou.

O evento também contou com a presença de representantes da OAB-RJ, Sesi, IBMEC e Firjan e do escritório Lapa Advogados Associ

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