Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras já distribuiu mais de 10 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores envolvidos na limpeza das praias do Nordeste

Publicado em: 29/10/2019 18:28:02


FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

A utilização de botas, luvas, óculos e vestimenta é fundamental para proteção

Desde o início de setembro, a Petrobras vem atuando, junto ao Ibama e a Marinha, no trabalho de remoção do resíduo oleoso que atingiu mais de 200 localidades em nove estados do Nordeste. A empresa permanece com diversas equipes em campo, centenas de colaboradores mobilizados para realizar a limpezas das praias. E, para que o trabalho seja feito de forma segura, prevenindo riscos à saúde, foram disponibilizados os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Mais de 10 mil kits de material impermeável e resistente já foram distribuídos, com luvas, botas, óculos de segurança e macacões. O equivalente a cinco toneladas de equipamentos.

Não é recomendável ajudar na coleta de resíduos, sem a proteção adequada. A médica Ana Cláudia Moraes, consultora de SMS (Segurança Meio Ambiente e Saúde) da Petrobras,  explica que o contato direto com o material oleoso pode trazer riscos à saúde. “Os efeitos à saúde podem ser imediatos ou tardios, como náuseas, vômitos, dores de cabeça, tonteira, coceiras, dermatite, irritação na pele e olhos, além de efeitos respiratórios”. Segundo a toxicologista, é necessário ter precaução e o uso do EPI é mandatório.  
 
Ana Claudia explica que, se a pessoa teve contato com o óleo, o adequado é lavar de forma abundante com água e sabão neutro e limpar principalmente as regiões que podem acumular o produto como unhas, dobras e couro cabeludo. A médica ressalta, ainda, que não é recomendado o uso de solventes, como álcool, querosene e gasolina, na tentativa de remover o resíduo. Se houver respingos nos olhos, lavar com soro fisiológico ou água corrente. E, em caso de dúvida, as pessoas devem ligar para o disque intoxicação – 0800.722.6001. Se os sintomas persistirem, procurar atendimento médico.  

A Petrobras reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e reafirma que o óleo nas praias do Nordeste não tem origem nas operações da companhia. Sua atuação na limpeza das áreas atingidas é feita por solicitação e coordenação do Ibama, órgão responsável pela estratégia de contenção do óleo.

Cuidados de segurança para todos que estão colaborando na limpeza das praias do Nordeste

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE