Petrobras . Agência Petrobras

Projetos apoiados pela Petrobras participam de mutirão de limpeza de praias

Publicado em: 19/09/2019 11:33:28

World Clean Up Day acontece neste sábado, 21, em 60 praias brasileiras

Para comemorar o World Clean Up Day, celebrado no dia 21 de setembro, mais de vinte projetos socioambientais apoiados pela Petrobras participam de um mutirão de limpeza em 15 estados brasileiros, nos fins de semana deste mês. Ao todo, cerca de 60 praias serão contempladas, ao longo de aproximadamente 140 km de litoral, além de uma área de mangue e uma praia fluvial. O Clean Up é um evento que acontece, simultaneamente, em 157 países, onde milhões de voluntários se reúnem para limpar suas cidades, incluindo praças, praias e parques.

Com base em ações semelhantes realizadas este ano, 23 projetos patrocinados pela companhia esperam recolher, nesta edição, cerca de 12 toneladas de resíduos sólidos urbanos, que foram descartados de forma incorreta. Paralelamente ao mutirão de limpeza, serão promovidas atividades lúdicas e educativas para o público infantil, como forma de envolver as crianças nas causas ambientais. Os pequenos não participarão, no entanto, diretamente da coleta de resíduos.

Projetos participantes

Entre os participantes do Clean Up Day 2019 estão os projetos: Meros, atuante em diversos estados, entre eles Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo; Ponta de Pirangi, no Rio Grande do Norte; Toninhas, em São Francisco do Sul, Santa Catarina; Lontra, no litoral de Florianópolis; Ilhas do Rio e Uçá, no Rio de Janeiro, que cobrirão praias de Niterói, Copacabana e Barra da Tijuca; Mantas do Brasil e Albatroz, em Santos, que percorrerão desde a praia do Gonzaga até a Ponta da Praia; e o CO2 Manguezal, em Maragojipe, na Bahia, que mobilizará a comunidade no entorno da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) para limpar a área conhecida como Porto Caija.

Os cinco projetos que formam a Rede de Biodiversidade Marinha (Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Tamar e Golfinho Rotador) também vão convocar a população para a força-tarefa. O Coral Vivo, por exemplo, cobrirá 35 km de praias na região da Costa do Descobrimento, no sul da Bahia.

O objetivo do Clean Up é conscientizar as pessoas sobre o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas, como a pesca e o turismo.

Quem quiser participar dos mutirões, confira aqui os horários e pontos de encontro dos projetos patrocinados pela Petrobras.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE