Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras é a primeira empresa a receber certificação internacional de excelência em cadeia de suprimentos

Publicado em: 18/09/2019 16:15:39

FOTO DIVULGAÇÃO: ASCM

Foram avaliadas as dimensões ambiental, ética e econômica dos processos de compras e logística da cadeia de suprimentos.
 
A Petrobras é a primeira empresa a obter a certificação ASCM (Association for Supply Chain Management) por excelência ambiental, ética e econômica na cadeia de processo de suprimento de bens e serviços. Construída sobre uma base de certificação e treinamento da APICS por 60 anos, a ASCM é líder global em transformação, inovação e liderança da cadeia de suprimentos, com mais de 45.000 membros em 100 países. O anúncio foi feito na quarta-feira (18 de setembro) na ASCM 2019 em Las Vegas, Estados Unidos.

“As boas práticas de governança corporativa e conformidade são pilares de nossos negócios. Todos temos a responsabilidade com nosso público em cumprir os mais altos padrões éticos, ambientais e econômicos”, afirma Cláudio Araújo, gerente executivo de Suprimento de Bens e Serviços. "Trabalhamos duro para obter a certificação e estamos orgulhosos de ser a primeira empresa a obter essa importante conquista. Vale ressaltar que, para obter esse resultado, foi muito importante termos uma cadeia de fornecedores vigorosa, comprometida e alinhada com os resultados da Petrobras".

Os auditores da ASCM revisaram mais de 170 documentos e avaliaram os processos de contratação e logística da Petrobras em relação às melhores práticas internacionais, considerando mais de 148 critérios. Eles também visitaram as unidades de logística de suprimentos da Petrobras, onde puderam verificar, por exemplo, o gerenciamento e controle automatizados de armazéns, com adoção de soluções digitais, além do compromisso com altos padrões de tratamento das questões ambientais. O processo de certificação envolveu mais de 50 profissionais de diversas áreas da Petrobras: Suprimento e Bens e Serviços; Logística de E&P; Governança; TIC; Compartilhado; Conformidade; Auditoria Interna; Recursos Humanos; Segurança, Meio Ambiente e Saúde; Estratégia; Riscos, Responsabilidade Social e Cenpes.
 
Segundo o diretor de assuntos corporativos, Eberaldo Neto, a importância da conquista vai além dessa certificação. “Quando a Petrobras foi reestruturada em 2016, a centralização de seus processos foi avaliada pelo Conselho de Administração da empresa (CA) como o maior desafio que enfrentaríamos. Enfatizamos nosso compromisso com o CA de trabalhar duro para transformar o processo de contratação em um processo de excelência. Assim, para avaliar se a realizamos ou não, escolhemos uma entidade de tradição e reputação internacional para nos avaliar e acho que podemos nos orgulhar dessa honraria”, afirmou Eberaldo.
 
"A Petrobras está liderando o caminho para que mais empresas demonstrem responsabilidade corporativa por meio de suas práticas da cadeia de suprimentos", diz Abe Eshkenazi, CEO da ASCM.
 
Ser reconhecido globalmente com um certificado de excelência no processo de suprimento de bens e serviços. Ao obter a certificação, a Petrobras reforça seu compromisso com o aprimoramento da governança de seus processos de suprimento de bens e serviços, contribuindo para aumentar a credibilidade da empresa em um cenário de mercado competitivo.

     
 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE