Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras aprova nova política de remuneração aos acionistas

Publicado em: 28/08/2019 21:13:26

O Conselho de Administração da Petrobras, em reunião realizada hoje (28/8), aprovou nova política de remuneração aos acionistas.

A nova política visa estabelecer um parâmetro objetivo para o pagamento de proventos, dando  aos investidores mais transparência em relação à sua remuneração, considerando o nível de endividamento da companhia e seu fluxo de caixa. Os critérios utilizados permitem equilibrar a remuneração aos acionistas com a sustentabilidade financeira da Petrobras e a manutenção de sua capacidade de investimento.

A principal alteração trazida pela nova política é a definição de que, em caso de endividamento bruto¹ inferior a US$ 60 bilhões, a companhia poderá distribuir aos seus acionistas 60% da diferença entre o fluxo de caixa operacional e os investimentos, conforme definido abaixo:

Remuneração = 60% x (Fluxo de caixa operacional – CAPEX²)

Em caso de endividamento bruto¹ superior a US$ 60 bilhões, a companhia poderá distribuir aos seus acionistas os dividendos mínimos obrigatórios previstos na lei e no seu Estatuto Social.

A nova política está em consonância com a estratégia de redução do endividamento da companhia e a busca pela maior geração de valor para os nossos acionistas.

A versão completa da nova política está disponível no website de Relações com Investidores (www.petrobras.com.br/ri) ou no site da CVM (www.cvm.gov.br).


 ¹ Incluindo os compromissos relacionados a arrendamentos mercantis (IFRS 16).


 ² Nessa fórmula não são considerados como CAPEX: (a) os recursos provenientes da venda de ativos; (b) os pagamentos na participação das rodadas de licitação para exploração e produção de petróleo e gás natural; e (c) pagamentos referentes a aquisição de empresas ou participações societárias.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE