Petrobras . Agência Petrobras

Paracuru recebe Circuito Petrobras de Vela neste final de semana

Publicado em: 24/07/2019 14:59:57

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS / CARMEM SHEIME

A Petrobras realiza neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de julho, a terceira etapa do Circuito Petrobras de Vela 2019, em Paracuru (CE), interior cearense. Cerca de trinta e cinco barcos, com 88 pescadores locais participarão da competição, que começa às 8h de sábado. Serão quatro horas de prova, dividida em três categorias.

Os três primeiros colocados no circuito serão premiados com equipamentos para pesca e todos os inscritos ganharão coletes salva-vidas, vela e pintura nova em suas embarcações. O evento busca fortalecer o relacionamento da companhia com as comunidades que vivem no entorno de suas operações, oferecendo informações e entretenimentos aos moradores.

A abertura oficial do Circuito será na sexta-feira (26/07), às 17h, com atividade para as crianças e o espetáculo “Em Busca do Conhecimento”, encenado pela Companhia Teatral Royal. Também será realizada uma palestra da Capitania dos Portos e apresentado o programa de Comunicação Social Regional (PCSR) da Petrobras, que promove o diálogo comunitário e fornece informações sobre os empreendimentos da companhia. Na ocasião, acontece também a leitura do regulamento da prova e a distribuição dos kits esportivos aos competidores náuticos.

No sábado, em paralelo à competição, serão realizadas ações de quatro projetos socioambientais patrocinados pela Petrobras: “Tamar”, “De olho na Água”, "Manatí" e “Educação: essa é a nossa praia”. Além de conhecer um pouco do trabalho realizado, os visitantes poderão aproveitar uma extensa programação com oficinas culturais, educativas e de meio ambiente na Tenda Petrobras. E, além disso, em parceria com a Prefeitura de Paracuru, serão oferecidos serviços preventivos de saúde coletiva, com foco no combate ao câncer de boca.

Esta etapa do Circuito de Vela Petrobras 2019 conta com a parceria da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do CE, da Prefeitura Municipal de Paracuru e da Colônia de Pescadores Z-05. As próximas etapas estão previstas para setembro, em Diogo Lopes e Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Sobre os projetos socioambientais

O Projeto Tamar, parceiro da Petrobras há 36 anos, contribui para a conservação de cinco espécies de tartarugas, todas classificadas como Espécies em Perigo de Extinção.  Dentre essas espécies, quatro apresentam tendência de recuperação comprovada cientificamente. Em breve o projeto irá comemorar a devolução de 40 milhões de filhotes ao mar.

O objetivo do “Educação: essa é a nossa praia” é proporcionar a educação para crianças, adolescentes e jovens que estejam em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social através de ações educacionais, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e de cidadania. Para isso, oferece à população de Paracuru curso de nivelamento escolar para crianças e adolescentes, curso profissionalizante de agente de Desenvolvimento Socioambiental e atividades esportivas como surf, sandboard, futebol e jiu-jítsu, além de colônias de férias, fórum itinerante, inclusão digital para os alunos do nivelamento escolar, gincanas e caravanas ambientais.

Já o “De olho na água”, criado e implantado pela Fundação Brasil Cidadão, no município de Icapuí, litoral leste do Ceará, constitui-se num modelo pioneiro de abordagem integrada para o desenvolvimento local sustentável. Tem como foco principal a segurança e qualidade do fornecimento de água para a população, bem como o tratamento biológico dos efluentes para torná-los recursos valiosos para a conservação ambiental e segurança alimentar.  

O Projeto Manatí contribui para preservar um dos mamíferos marinhos mais ameaçados de extinção do Brasil: o peixe-boi marinho. Na Região Nordeste, recordista de encalhes do animal no país, em trecho que abrange do litoral de Pernambuco até o Ceará, o projeto possibilitou a reabilitação e a devolução à natureza de cinco peixes-bois marinhos. Outros nove estão em reabilitação. A iniciativa é coordenada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos Aquasis. Patrocinado pela Petrobras desde 2010, o Projeto Manatí realiza ações de monitoramento de encalhes e comportamento, resgate, reabilitação em centro próprio (Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos) e soltura de peixes-bois. Além disso, promove a educação ambiental direcionada a crianças, adolescentes, professores e pescadores, de modo a contribuir para que se reduzam a degradação do habitat da espécie e a morte de animais em decorrência da ação humana.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE