Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do país

Publicado em: 03/07/2019 11:28:23

FOTO FLÁVIO SANTANA

Vencedora na categoria Petróleo, Gás e Petroquímica do Prêmio Valor Inovação 2019, companhia lidera a publicação de patentes científicas no Brasil

A Petrobras foi reconhecida como a sexta empresa mais inovadora do país pelo Prêmio Valor Inovação 2019, em cerimônia realizada na última terça-feira (2/7), em São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia ficou com a primeira colocação em sua categoria (Petróleo, Gás e Petroquímica) na pesquisa, destacando-se como a empresa com a liderança na publicação de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2018.

“Atualmente, contamos com um total de 930 patentes ativas no Brasil e 1.145 no exterior”, afirmou o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Orlando Ribeiro, que representou a companhia na premiação. No ano passado, a Petrobras investiu R$ 2,3 bilhões em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), valor 28% superior ao praticado em 2017 (R$ 1,8 bilhão). “O ano de 2018 foi marcado pela construção de um processo de gestão tecnológica cada vez mais voltado para o conteúdo disruptivo e de transformação digital nos projetos de PD&I. Em 2019, estamos estruturando novas formas de cooperação tecnológica, buscando a inserção neste novo ecossistema de inovação formado pelas startups”, ressaltou Orlando.

O investimento da Petrobras em PD&I inclui parcerias tecnológicas com mais de cem universidades e institutos de pesquisa do país. Coordenadas pelo Cenpes, as atividades têm por objetivo desenvolver tecnologias para viabilizar o cumprimento do Plano de Negócios e Gestão da companhia agregando valor e reduzindo custo, além de antecipar tendências e investir em rotas tecnológicas alinhadas ao Planejamento Estratégico.

Sobre a premiação

Em sua quinta edição, o Prêmio Valor Inovação Brasil tem o objetivo de reconhecer empresas que se destacam no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia no país em 23 diferentes setores da economia. O ranking é elaborado a partir de uma pesquisa conduzida pela consultoria Strategy& em conjunto com o jornal Valor Econômico, tendo o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Os critérios utilizados para compor o ranking incluem os investimentos da empresa realizados no Brasil, a intenção de inovar, o esforço para realizar a inovação, os resultados obtidos e a avaliação do mercado.

 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE