Petrobras . Agência Petrobras

Circuito Petrobras de Vela abre temporada na Praia de Galinhos (RN)

Publicado em: 13/06/2019 14:13:30

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS / CARMEM SHEIME

Programação, que começa dias 14 e 15 de junho, conta ainda com ações educativas, culturais e socioambientais

Cinquenta barcos vão movimentar a Praia de Galinhos, no Rio Grande do Norte, no sábado, dia 15, na abertura do Circuito Petrobras de Vela 2019. Cerca de 300 pescadores locais participarão da competição, que terá aproximadamente quatro horas de duração e será dividida em três categorias. A primeira largada está prevista para às 8h. O evento busca fortalecer o relacionamento da companhia com as comunidades que vivem no entorno de suas operações, oferecendo informações e entretenimentos aos moradores.

Os três primeiros colocados no circuito serão premiados com equipamentos para pesca, e todos os inscritos ganharão coletes salva-vidas e banho de pintura nova em suas embarcações.

Em paralelo à competição, serão realizadas ações dos projetos socioambientais Asa Branca e Ponta do Pirangi, patrocinados pela Petrobras, que preparam uma programação extensa com oficinas culturais, educativas e de meio ambiente.

A abertura oficial será na sexta-feira, dia 14, às 18h30, no palco principal do evento, montado em frente ao pier. Na ocasião, serão apresentados os programas de Comunicação Social Regional (PCSR) de Monitoramento de Desembarque Pesqueiro (PMDP) da Petrobras, que promovem o diálogo comunitário e fornecem informações sobre os empreendimentos da companhia e sobre a atividade pesqueira na região. Haverá também a apresentação do espetáculo “Em Busca do Conhecimento”, encenado pela Companhia de Teatral Royal, logo após a leitura do regulamento da prova e a distribuição dos kits esportivos aos competidores náuticos. Também será realizada uma palestra da Capitania dos Portos.

Além da Praia de Galinhos, o circuito de velas será realizado em outras localidades: Ponta do Mel (Areia Branca - RN), nos dias 5 e 6 de julho; e Paracuru (CE), dias 26 e 27 de julho. O Circuito Petrobras de Vela 2019 conta com a parceria da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do RN, da Prefeitura Municipal de Galinhos e da Colônia de Pescadores Z30.

Sobre os projetos socioambientais


O projeto social Espaço Asa Branca, da Associação Guamareense de Proteção e Educação Ambiental (ASPAM), foi contemplado por escolha direta em 2017 para o atendimento a 170 pessoas nas comunidades de Lagoa Doce, Mangue Seco 1, Mangue Seco 2 e Assentamento Lagoa de Baixo, no Município de Guamaré/RN. Tem por objetivo contribuir para a ampliação do acesso educacional de residentes nas comunidades no entorno do Ativo Industrial de Guamaré. Realiza oficinas educacionais dois dias por semana e aborda disciplinas como rodas de leitura, jogos matemáticos, musicalização e artesanato. No Circuito Petrobras de Vela, fará exposição e venda de artesanato produzido pelas alunas do projeto.

Ao lado estará o projeto Ambiental Ponta de Pirangi, da Oceânica – Pesquisa, Educação e Conservação, que foi contemplado na Seleção Pública 2018 do Programa Petrobras Socioambiental. Atende 455 pessoas nas comunidades de Barreiras, Diogo Lopes, Sertãozinho, Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, Búzios e Barra de Tabatinga, nos Municípios de Macau, Parnamirim e Nísia Flores/RN. Tem como objetivo a conservação dos recursos costeiro-marinhos no litoral potiguar, com especial enfoque na participação das comunidades litorâneas. Durante a competição, no sábado, das 8h às 13h, participará com oficinas para crianças, exposição de fotos, mini mutirão de limpeza e apresentação do grupo Luísa Gomes com dança típica "pastoril e coco".

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE