Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras lança programa para prevenir furto em oleodutos

Publicado em: 07/06/2019 14:53:07

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS / ANDRÉ RIBEIRO

Acordos com os governos do Rio de Janeiro e de São Paulo buscam ação conjunta para combate a este tipo de crime

A Petrobras lançou nesta sexta-feira, 7/6, o Programa Integrado Petrobras de Proteção de Dutos – Pró-Dutos, com o objetivo de prevenir furtos de combustíveis da malha de oleodutos operada pela Transpetro. A escalada das ocorrências de furto de combustíveis motivou a iniciativa: a incidência aumentou de 72 ocorrências em 2016, para 261 no ano passado, um crescimento de mais de 250%.

No evento de lançamento do programa, foram assinados dois Protocolos de Intenção, um com o governo do estado do Rio de Janeiro e outro com o governo do estado de São Paulo. O propósito é reforçar a cooperação estratégica dos governos estaduais nas ações de inteligência e segurança para garantir a proteção à vida, ao meio ambiente, a segurança energética do país e a integridade das instalações da companhia.

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, destacou que a assinatura dos protocolos é apenas o primeiro passo da iniciativa. “No futuro, vamos assinar um convênio também com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. É muito importante a integração das nossas equipes, da tecnologia que nós dispomos, com as polícias estaduais e a Polícia Federal para o combate a este crime”, afirmou. “Precisamos ter ações efetivas para que esse risco seja mitigado ao máximo”.

Também participaram do evento de lançamento, o secretário-executivo da Polícia Militar do estado de São Paulo, Álvaro Batista Camilo; o diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), Décio Oddone; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o secretário da Casa Civil e Governança do Rio de Janeiro, José Luís Cardoso Zamith; e o presidente da Transpetro, Antonio Rubens Silva Silvino.

O programa buscará parcerias com o poder público e consolidará os investimentos da Petrobras para minimizar riscos e evitar impactos das atividades criminosas. Os furtos, muitas vezes, causam vazamentos de produtos que contaminam o solo e podem resultar em explosão, colocando em perigo as comunidades vizinhas à rede de dutos.

Dos 261 casos de furto ou tentativa de furto em dutos registrados no ano passado, o maior número de casos aconteceu no estado de São Paulo (151), seguido do Rio de Janeiro (69).

Em todo o país, a Petrobras opera, por meio da Transpetro, mais de quatorze mil quilômetros de dutos, que transportam petróleo e derivados. Quando não há a intervenção de criminosos, os dutos são a opção mais segura, rápida e confiável para o transporte desses produtos. O volume transportado por essa malha de dutos significa que, por dia, 20 mil caminhões-tanque deixam de trafegar pelas estradas. O monitoramento 24 horas e a manutenção adequada garantem que os dutos estejam continuamente operando dentro de rígidos padrões de segurança.

Ligue 168

A Transpetro mantém um programa de relacionamento com as comunidades vizinhas à rede de dutos e disponibiliza o número 168 para que a população denuncie ações de pessoas não autorizadas nos dutos. Quem sentir cheiro forte de combustível ou observar pessoas ou veículos pesados trabalhando próximo aos dutos, em especial fora do horário comercial, pode ligar para o 168. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido.

O contato também pode ser feito por serviço de recados digitais instantâneos (Whatsapp), pelo número (21) 999920-168, com mensagens de texto, voz, vídeo ou mesmo fotografias de qualquer movimentação suspeita próxima aos dutos.

Outra ferramenta disponível é o site roubodecombustiveis.transpetro.com.br. Lançada pela Transpetro nesta sexta-feira, a página reúne as ações de prevenção da companhia contra o furto de combustíveis e explica como funciona o transporte por dutos, além de trazer outras informações relacionadas ao tema.

Assista aqui a um vídeo explicativo sobre a faixa de dutos operada pela Transpetro.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE