Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Encontros Petrobras discute na Bienal de São Paulo a importância do catálogo raisonné para a arte brasileira

Publicado em: 31/10/2016 18:27:37

O projeto Encontros Petrobras recebe, nesta terça-feira, 1/11, na 32ª Bienal de São Paulo, a produtora de artes visuais Base 7 para um debate sobre o catálogo raisonné no campo de pesquisa das artes visuais. A iniciativa da Petrobras, que patrocina a bienal, abrange debates gratuitos entre representantes de projetos culturais apoiados pela companhia e o público do evento.

O catálogo raisonné é uma publicação com o levantamento completo das informações disponíveis sobre a produção de um artista ou parte dessa produção. Funciona como um instrumento para inventariar e oferecer ao público uma organização da obra. A produtora Base 7 é patrocinada pela Petrobras, que patrocina, também, os Catálogos Raisonné de Tarsila do Amaral e os de Candido Portinari.

Para o debate desta terça-feira, a Base 7 convidou os coordenadores de pesquisa Giancarlo Hannud (Catálogo Raisonné Parcial de Antonio Bandeira), Regina Teixeira de Barros (Catálogo Raisonné de Tarsila do Amaral), e Maria Eugênia Saturni, que atuou na coordenação museológica dos dois primeiros projetos, para apresentar e discutir a importância da ferramenta no campo de pesquisa das artes visuais com base na experiência dos debatedores na catalogação da obra de artistas brasileiros.

A Petrobras tem fomentado, ao longo de sua história, iniciativas que estimulam a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros e refletem um olhar cuidadoso sobre a arte e o futuro da sociedade. Os Encontros Petrobras têm esse propósito.

No mês de novembro, os Encontros Petrobras apresentarão, ainda, os projetos  Espaço Cênico O Lugar, Teatro da Vertigem, In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical – Vertigo e Museu BR.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE