Petrobras . Agência Petrobras

Brasília recebe 17º Cena Contemporânea

Publicado em: 16/08/2016 11:50:58

Patrocinado pela Petrobras, festival internacional de teatro acontece de 23 de agosto a 4 de setembro em diversos espaços da capital e do entorno

A partir do próximo dia 23, Brasília e algumas cidades do entorno recebem a 17ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília. Patrocinado pela Petrobras, o evento chega com objetivo de ocupar espaços e alterar geografias, mudar rotas, gerar fluxos e criar paisagens. Por isso, até o dia 4 de setembro, além das tradicionais casas de espetáculo, invade palcos inusitados, como galpões, museus, casas, galerias, boates e barco.

Os destaques internacionais vêm da Argentina, do Chile, da Espanha, da França, da Polônia, de Portugal e do Uruguai. Alguns dos espetáculos são assinados pelos mais inventivos encenadores da Ibero-América, como o uruguaio Gabriel Calderón e o chileno Jaime Lorca. As montagens nacionais vêm da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Paraná, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo, sendo oito do próprio Distrito Federal. As criações exploram conflitos familiares, definições de gênero, formas e formatos do amor. Neste cenário, trazem o diálogo da tecnologia com as diferentes linguagens artísticas em temas contemporâneos como incomunicabilidade, solidão e afirmação de identidades.

O espetáculo ‘O Filho’, do Teatro da Vertigem (SP), um dos mais célebres grupos teatrais do Brasil, é uma das grandes atrações nacionais. A peça, apresentada em um galpão de Taguatinga, gira em torno de uma pesquisa realizada sobre a obra de Kafka. O grupo que a encena também desenvolverá um trabalho com os artistas e o público local por meio de oficinas e do acompanhamento presencial da montagem do espetáculo. E ainda oferecerá a possibilidade de cinco participantes integrarem o elenco de “O Filho” durante sua temporada no Cena Contemporânea.  Outra grande atração é o premiado “Caranguejo Overdrive”– que recebeu três prêmios Shell 2016 e APTR (Associação de Produtores de teatro do Rio de Janeiro), de Aquela Companhia de Teatro (RJ), que também apresenta o novo trabalho ‘Laio e Crísipo’.

Programa Petrobras Cultural

O Programa Petrobras Cultural contempla a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações, incluindo a criação, a produção e difusão. Realizado por meio de seleção pública, democratiza o acesso ao patrocínio e contribui para a formação de novas plateias. O Programa tem âmbito nacional e inclui projetos das diferentes regiões do país, considerando a diversidade geográfica e étnica da produção cultural brasileira.

SERVIÇO

Cena Contemporânea 2016
Data:
23 de agosto a 4 de setembro
Locais: Teatro Funarte Plínio Marcos, Caixa Cultural, Teatro Garagem do SESC, Galeria Athos Bucão, Museu Nacional (Auditórios e Mezanino) e espaços alternativos de Brasília, Taguatinga, Ceilândia. Samambaia, Estrutural e Varjão.
Horários: 19h, 20h e 22h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) / Podem ser adquiridos pelo telefone  (61 4003 6860), pela internet (http://www.eventim.com.br) ou na central de ingressos (Brasília Shopping - SCN Quadra 5 Bloco A – Asa Norte).
Informações: www.cenacontemporanea.com.br

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE