Petrobras . Agência Petrobras

Orquestra Petrobras Sinfônica estreia peça inédita para flauta de Keane Southard

Publicado em: 13/07/2016 19:16:13

A orquestra, patrocinada pela Petrobras, fará apresentações gratuitas, em Ipanema e São Gonçalo, em homenagem ao Brasil e com a presença do compositor norte-americano

Sempre inovando e formando parcerias com musicistas talentosos, a Orquestra Petrobras Sinfônica, patrocinada pela Petrobras, vai estrear, mundialmente, em concertos da série Mestre Athayde, a peça para flauta “Um Ano pelo Brasil”, do compositor norte-americano Kevin Keane Southard. As apresentações, que homenageiam cidades por onde passou o compositor em viagem que fez ao Brasil em 2013, serão gratuitas. No dia 16 de julho, o concerto será na Paróquia da Ressureição, em Ipanema, às 16h. No dia 17, será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em São Gonçalo, no mesmo horário. Os dois concertos contarão com a presença do compositor nos locais de apresentação.

A peça para flauta “Um Ano pelo Brasil” foi consequência das pesquisas do compositor para sua tese de doutorado sobre educação musical. Uma viagem de pesquisa ao Brasil, passando por Rio de Janeiro, Salvador e João Pessoa, acabou rendendo mais do que era esperado, para a satisfação de quem aprecia peças para flauta e boa música.

O repertório das apresentações da OPES, em 16 e 17 de julho, inclui, também, as obras “Abertura da Ópera Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck; “Andante Festivo”, de Jean Sibelius, e “Sinfonia Concertante em Si Bemol Maior, Hob. I:105”, de Franz Joseph Haydn.

As obras serão interpretadas por Marcelo Bomfim (flauta), Andrea Moniz (violino), Ariane Petri (fagote), Francisco Gonçalves (oboé) e Mateus Ceccato (violoncelo). A regência caberá a Sammy Fuks.

Atualmente, o mais novo projeto de Keane Southard, em implementação graças a um financiamento coletivo via Internet, é uma caminhada de mais de 1000 km para compor a sua primeira sinfonia para orquestra, inspirada na natureza. Em uma pausa nesse projeto, o compositor vem ao Rio de Janeiro.

A Orquestra Petrobras Sinfônica é patrocinada pela Petrobras há 29 anos, por intermédio do Programa Petrobras Cultural. “Patrocinar a OPES é um orgulho para a Petrobras. É uma orquestra, pioneira, criativa, que transforma desafios em oportunidades e sempre se supera, como nossa empresa”, diz o gerente setorial de Patrocínio Cultural da Petrobras, Luís Fernando Lima de Brito.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 44 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica, a única orquestra do Brasil gerida pelos próprios músicos, consolida-se como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Sobre o Programa Petrobras Cultural

Por meio do Programa Petrobras Cultural, a Petrobras busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.

Serviço

Data: 16/07 (sábado)
Horário: 16h
Local: Paróquia da Ressurreição – Rua Francisco Otaviano 99 – Ipanema
Telefone: (21) 2522-7698
Entrada gratuita
Classificação:
livre

Data: 17/07 (domingo)
Horário: 16h
Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida – Rua Doutor Francisco Portela 762 – Paraíso – São Gonçalo
Telefone: (21) 2712-2702
Entrada gratuita
Classificação:
livre

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE