Petrobras . Agência Petrobras

Caixa do Elefante estreia espetáculo "Prólogo primeiro" em São Paulo

Publicado em: 27/06/2016 17:52:01

Patrocinada pela Petrobras, companhia de bonecos comemora 25 anos em 2016.

A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos completa, em 2016, 25 anos e, para celebrar essa história, apresenta pelo país o espetáculo "Prólogo primeiro", que fica em cartaz na capital paulista de 29 de junho a 4 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A montagem reúne dois textos do teatrólogo inglês Edward Gordon Craig inéditos no país: o que intitula a peça e "O fim do Sr. Peixe e da Sra. Espinha".

Craig é um controvertido diretor, dramaturgo, cenógrafo e teórico teatral que revolucionou o século 20. Em "Prólogo primeiro", os atores Viviana Schames e Renato Turnes usam técnicas variadas de manipulação que os colocam em diferentes estados de participação durante a apresentação. Mesclando o simbólico, o paródico e o místico, a peça faz refletir sobre a presença do ator em cena e sobre diferentes modos de se relacionar com o outro e com o mundo.

Contemplada pela Seleção Pública Petrobras Cultural em 2012, a companhia Caixa do Elefante pode, por meio do patrocínio, aprimorar o desenvolvimento da  linguagem e ampliar a circulação do bem cultural, de modo a alcançar um público cada vez maior. No espetáculo, que tem direção e concepção visual assinada por Paulo Balardim, o público aprecia um experimento de animação no qual os atores e os bonecos compartilham o mesmo corpo, produzindo emocionantes efeitos.

Com estreia em Porto Alegre, "Prólogo primeiro" já passou por Florianópolis, Curitiba, Belém e Palmas. De São Paulo, a Caixa do Elefante segue com a turnê nacional por Natal, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.

Seleção Pública Petrobras Cultural

Criado em 2003, o programa aborda a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, a produção, a difusão, a preservação e a assimilação. Focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural contribui para a ampliação das oportunidades de criação e circulação dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural.

Caixa do Elefante

Fundada em 1991 na capital gaúcha, é uma das companhias de teatro mais atuantes em nível nacional, com montagens voltadas aos públicos infantil e adulto que já percorreram a Europa, a América do Norte e a América do Sul. Além dos espetáculos, o grupo acumula experiência na construção de bonecos, cenografias e adereços cênicos. Trabalha também para outras companhias de teatro e programas televisivos. Desde 2006, como associação cultural, produz e difunde espetáculos teatrais; faz pesquisa em teatro de animação; promove ações de integração comunitária, como cursos, oficinas e palestras; e colabora com a formação de público e de artistas profissionais.

Serviço:

Espetáculo "Prólogo primeiro"
Datas: 29 de junho a 4 de julho
Local: CCBB São Paulo, na R. Álvares Penteado, 112 - Centro, São Paulo
Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos
Patrocínio: Petrobras
Mais informações: www.caixadoelefante.com.br

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE