Petrobras . Agência Petrobras

Longa premiado "O outro lado do paraíso" estreia em 2 de junho

Publicado em: 01/06/2016 14:48:03

Patrocinado pela Petrobras, filme traz Eduardo Moscovis e Davi Galeano em uma história de afeto entre pai e filho, imigrantes em Brasília que sofrem com a ditadura militar

Com o patrocínio da Petrobras, estreia nesta quinta-feira (2) o premiado longa-metragem “O outro lado do paraíso”, baseado no livro autobiográfico do jornalista mineiro Luiz Fernando Emediato. A produção conta, sob o olhar do protagonista Nando (Davi Galeano), a trajetória de Antônio, seu pai, que é interpretado por Eduardo Moscovis, um homem idealista que leva a família do interior de Minas Gerais para a recém-inaugurada Brasília de 1960. O filme mostra a transformação do sonho em pesadelo após o envolvimento de Antônio com os movimentos políticos da época, engolidos pelo regime militar a partir 1964.

O longa teve grande parte de suas cenas gravadas em Olhos D´Água, distrito de Alexânia (GO), e no Polo de Cinema de Sobradinho, no Distrito Federal, onde foi reproduzida a cidade Taguatinga do início dos anos 1960. As construções foram feitas pelo cenógrafo brasiliense André Hermuche, sob o comando do diretor de arte Beto Grimaldi. A coordenação foi de Rita Andrade, que pesquisou fotos, vídeos e documentos da época, além de visitar casas ainda preservadas na Vila Planalto, onde viviam os pioneiros de Brasília e ainda moram seus filhos e seus netos. “O outro lado do paraíso” teve ainda a produção executiva de Marcio Curi, da produtora brasiliense Asacine, e com mais de 2 mil figurantes locais.

Além de Eduardo Moscovis e Davi Galdeano, o longa conta com os talentos de Jonas Bloch, Murilo Grossi, Adriana Lodi, Flavio Bauraqui, Simone Iliescu e Camila Márdila. Também estão no elenco Taís Bizerril, Henrique Bernardes, Iuri Saraiva, Stephanie de Jong, Mariana Nunes e a estreante Maju Souza, que, em seu primeiro filme, já ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Trieste, na Itália. A trilha sonora é de Patrick De Jongh, com participação especial de Milton Nascimento, que toca sanfona, violão e cavaquinho, além de pontuar algumas cenas com seus famosos vocalizes e interpretar a canção original.

Festival de prêmios

Segundo longa-metragem do diretor André Ristum, “O outro lado do paraíso” passou mais de um ano no circuito de festivais nacionais e internacionais. Arrematou mais de dez prêmios, entre os quais o de melhor filme do júri popular no Festival de Gramado e outros sete prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, incluindo melhor filme na escolha do público, melhor ator para Davi Galdeano, melhor atriz para Simone Iliescu e melhor roteiro). Ainda recebeu os prêmios de melhor filme, melhor atriz (Maju Souza) e melhor filme pelo júri popular jovem no Festival Latino-americano de Trieste, na Itália, e o Premio Radio Exterior da Espanha.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE