Petrobras . Agência Petrobras

Campeão mundial de canoagem Isaquias Queiroz visita escola de remo em Manaus

Publicado em: 13/05/2016 15:20:12

Atleta do Time Petrobras remou com crianças e jovens do projeto social e conversou sobre a rotina de treinos que mantém para se tornar um campeão

Às margens do Rio Negro, em Manaus, crianças e adolescentes do projeto social Escola de Remo Flutuante e Itinerante do Amazonas tiveram na manhã desta segunda-feira (09/05) uma aula especial. Eles receberam para um bate-papo o atleta baiano Isaquias Queiroz, integrante do Time Petrobras e primeiro brasileiro campeão mundial de canoagem. Localizada na 4ª Divisão de Levantamento do Exército, a escola que o canoísta visitou é administrada pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA).

No encontro com os jovens remadores, Isaquias, de 22 anos, falou dos desafios que já venceu na carreira e como se prepara para as grandes provas mundiais deste ano. “Serão competições difíceis, mas estou treinando muito. A Petrobras foi meu primeiro patrocinador, e esse apoio me ajuda a me manter mais tranquilo para o treinamento”, conta Isaquias, que começou na canoagem de velocidade por diversão, em 2005, aos 11 anos, por meio do programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, em sua cidade natal, Ubaitaba (BA).

O esporte levou Isaquias longe, tornando-o o primeiro brasileiro campeão mundial de canoagem. Parte da seleção permanente de canoa, ele treina atualmente com o técnico espanhol Jesus Morlán no Centro de Treinamento da modalidade, na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. Os melhores resultados da carreira vieram em campeonatos mundiais disputados na Europa. Na Alemanha, em 2013, ele ganhou a prova C-1 500m e ficou em terceiro lugar na C-1 1.000m, modalidade na qual o Brasil nunca havia chegado ao pódio. 

No Mundial de 2014, em Moscou (Rússia), ganhou novamente a C-1 500m. Na edição de 2015, em Milão (Itália), Isaquias competiu em uma categoria na qual não é especialista, a C-1 200m, e conquistou o terceiro lugar. Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), também em 2015, ele foi o melhor canoísta nas categorias C-1 1000m e C-1 200m e o segundo melhor na C-2 1.000m, ao lado de Erlon Silva.

Para o gerente de Patrocínios da Petrobras, Diego Pila, o Time Petrobras é uma aposta na força e no potencial do esporte brasileiro. “Estamos no caminho certo ao apoiar atletas de alto nível. Esperamos que nosso patrocínio, por meio do Time Petrobras, continue permitindo que eles se dediquem aos treinos e possam alcançar cada vez mais resultados positivos", disse Pila.

O pequeno Fernando Torres, 10 anos, também torce por isso. Remador desde os 8 anos, ele vê nas conquistas do ídolo inspiração para construir a própria história no esporte. “Fiquei emocionando quando vi o Isaquias de perto. Torço muito por ele e quero ser um campeão como ele é.”

À tarde, Isaquias Queiroz também levou um pouco da sua experiência para a força de trabalho da Unidade de Operações da Petrobras no Amazonas (UO-AM). Aos empregados da companhia, ele falou sobre sua trajetória no esporte e as conquistas nos mundiais europeus. “Estou feliz em poder contar minha história para as crianças e também para os trabalhadores da Petrobras. Quem sabe, com isso, incentivo mais pessoas a seguir no esporte”.

Petrobras e o esporte

A Petrobras sempre foi parceira do esporte brasileiro, incentivando e desenvolvendo a prática em suas diversas manifestações. Atualmente, patrocina o esporte por meio do Programa Petrobras Esporte Motor, que usa as competições como laboratórios para seus produtos, e do Time Petrobras, por meio do qual apoia atletas de alto rendimento de 15 modalidades na busca por resultados em grandes competições. Além da canoagem de velocidade, são elas: boxe, levantamento de peso, ginástica artística, vôlei, vôlei de praia, tiro com arco, basquete, judô, taekwondô, remo, natação paralímpica, esgrima, pentatlo moderno e atletismo paralímpico. Para mais informações sobre o Time Petrobras, acesse www.timepetrobras.com.br.

Principais resultados de Isaquias Queiroz

Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá, em 2015
- Primeiro lugar na categoria C-1 1000 metros
- Primeiro lugar na categoria C-1 200 metros
- Segundo lugar na categoria C-2 1000 metros, ao lado de Erlon Silva

Mundial de Canoagem de Velocidade, Itália, em 2015
- Terceiro lugar na categoria C-1 200 metros

Mundial de Canoagem de Velocidade, na Rússia, em 2014
- Primeiro lugar na categoria C-1 500 metros
- Terceiro lugar na categoria C-2 200 metros

Mundial de Canoagem de Velocidade, na Alemanha, em 2013
- Primeiro lugar na categoria C-1 500 metros
- Terceiro lugar na categoria C-1 1.000 metros

Mundial Júnior de Canoagem de Velocidade, na Alemanha, em 2011
- Primeiro lugar na categoria C-1 200 metros
- Segundo lugar na categoria C-1 500 metros

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE