Petrobras . Agência Petrobras

Festival 'É Tudo Verdade' traz 22 estreias mundiais

Publicado em: 07/04/2016 18:55:17

Patrocinado pela Petrobras, evento é o único da América do Sul a qualificar os curtas premiados a disputarem indicação para o Oscar. Festival apresenta 85 títulos de 26 países

Começa nesta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro e em São Paulo a 21ª edição do festival ‘É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários’. Este ano serão 85 filmes de 26 países, sendo 22 estreias mundiais. Patrocinado pela Petrobras desde 2004, o festival é o único de toda a América do Sul a qualificar curtas vencedores a concorrerem ao Oscar de melhor curta-metragem documental da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com o patrocínio, a Petrobras reafirma a importância de incentivar projetos relevantes para o cinema brasileiro e reconhecidos internacionalmente, como evidencia a parceria do festival com a Academia dos EUA.

A Petrobras também viabiliza a ‘15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras’. O evento, que acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, entre 13 e 14 de abril, visa a refletir sobre o papel do documentário no atual cenário do audiovisual. A programação estará disponível na próxima semana no site do festival.

"Patrocinar o evento e nomear a ‘15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras’ reforça nossa atuação na difusão e formação de público para o audiovisual. No cinema, já ultrapassamos a marca de 500 longas produzidos e participamos de cerca de 25 festivais anualmente em todo o país. O ‘É Tudo Verdade’ vem mais uma vez enriquecer o nosso compromisso com o cinema no Brasil", afirma Diego Pila, gerente de Patrocínios da Petrobras.

21ª edição

São Paulo e Rio de Janeiro recebem o melhor do cinema documentário brasileiro e internacional entre 7 e 17 de abril. A abertura em São Paulo terá o filme ‘Fogo no Mar’ (Fuocoammare), de Gianfranco Rosi, vencedor de Berlim 2016, sobre a crise humanitária dos refugiados na Europa. No Rio, a abertura fica a cargo de ‘As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana’, de Paola Vieira e Claudio Lobato, filme que retrata o coletivo artístico Nuvem Cigana, que reuniu poetas, artistas gráficos, fotógrafos e músicos no Rio dos anos 1970.

Com todas as sessões gratuitas, o 'É Tudo Verdade' terá este ano uma mostra especial retrospectiva da obra do documentarista Carlos Nader, realizador de ‘O beijoqueiro’ (1992), sobre um personagem folclórico carioca. Haverá ainda uma mostra de documentários sobre esportes e sessões especiais de homenagem aos cineastas Ruy Guerra, Claude Lanzmann, Haskell Wexler e Chantal Akerman, cineasta belga morta em outubro do ano passado. Depois de Rio e de São Paulo, o festival segue com filmes premiados e destaques para Belo Horizonte, Brasília, Recife e Santos, no circuito de itinerância.

A programação completa do festival está disponível no portal www.etudoverdade.com.br.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE