Escola de Artes Visuais do Parque Lage tem acervo digitalizado

Publicado em: 16/11/2015 18:22:27

Projeto patrocinado pela Petrobras disponibiliza em plataforma online trabalhos produzidos na década de 70

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage lançará na quarta-feira (18/11), às 19h, o projeto Memória Lage, patrocinado pela Petrobras, que reuniu, catalogou e digitalizou cinco mil documentos da instituição. Além do banco de dados sediado na Biblioteca da EAV, será lançada também uma plataforma digital (www.eavparquelage.rj.gov.br/memoria), que dará acesso público a cartas, cartazes, folders, publicações, filmes, fotografias, artigos de jornais, ficha de alunos, e gravuras e pinturas produzidas na primeira gestão da instituição, de 1975 a 1979.

O projeto “Memória Lage – a formação de um acervo” foi contemplado pela Seleção Pública Petrobras Cultural, em 2012, para reunir, catalogar e digitalizar o acervo da EAV Parque Lage. Mais de sete mil documentos foram localizados ao longo de três anos. O professor da EAV Marcelo Campos e a historiadora Sandra Calefi coordenaram o trabalho, que contou com uma equipe de dez pessoas.

Na mesma noite, será lançado também o livro “O que é uma escola livre?” (Oca Lage e Editora Cobogó, 2015), uma compilação de mais de 100 depoimentos escritos especialmente a convite da diretora da EAV Parque Lage, Lisette Lagnado, que enviou esta pergunta do título a personalidades do mundo da arte – entre artistas, críticos, poetas, pensadores, professores, estudantes, curadores e dirigentes de instituições no Brasil e no exterior – muitas delas ligadas à EAV em algum momento de sua história. O resultado das respostas abrange textos, poemas, fotografias, desenhos e até um QR code que remete a um poema.

SERVIÇO

Lançamento Memória Lage e livro “O que é uma escola livre?” – EAV 40 anos
Data: 18 de novembro de 2015, às 19h
Local: EAV Parque Lage, Rio de Janeiro - Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Entrada gratuita
Telefones:
21 3257-1800 e 21 3257-1840
Consulte a programação completa no site: www.eavparquelage.rj.gov.br

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE