Petrobras promove 2ª cineaula na Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Publicado em: 10/11/2015 12:40:01

Diretor e produtora do documentário "Betinho – A Esperança Equilibrista" conversarão com o público em evento gratuito no Centro do Rio

A Petrobras e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro vão promover mais uma cineaula na próxima quinta-feira (12/11), às 19h, na sede da escola, no Centro do Rio de Janeiro. O documentário "Betinho – A Esperança Equilibrista", de Victor Lopes, será exibido e, em seguida, haverá um bate-papo com ele e a assistente de produção executiva Jaqueline Neves. O evento, voltado para estudantes de cinema, é também aberto ao público e tem entrada gratuita.

O tema da cineaula será “Filme e Arquivo, Um Diálogo no Tempo”. O diretor e a produtora discutirão sobre os desafios da pesquisa de arquivo; as limitações técnicas do material prospectado, como negativos e novas mídias; considerações sobre preservação e difusão da memória histórica, principais acervos e acesso; e a construção narrativa e dramatúrgica do filme a partir da pesquisa, entre outros temas.

Selecionado pelo Petrobras Cultural, o documentário narra a história do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, desde seu nascimento em 1935, em Bocaiúva, no sertão mineiro, até 1997, quando morreu vítima das complicações da Aids. O filme mostra as muitas fases e feitos dele em cada etapa de sua vida, desde a paternidade até a clandestinidade, o exílio, as paixões e os programas sociais que comandou com enorme sucesso.

Petrobras e o cinema brasileiro

Há 20 anos a Petrobras iniciou o patrocínio ao cinema brasileiro com o filme "Carlota Joaquina", um dos responsáveis pela retomada da atividade na década de 90. O incentivo a festivais de cinema e difusão de longa-metragem em salas de cinema tem como objetivo privilegiar espaços de fomento e circulação da produção nacional.

Na última edição da seleção pública do Petrobras Cultural, a companhia contemplou 27 novos projetos de longas, com investimento de R$ 23 milhões. A empresa também patrocina mais de 20 festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, contribuindo para a formação de novas plateias, além de estimular a reflexão sobre o cinema nacional e a cadeia produtiva do setor.

Serviço
Cineaula Petrobras com apresentação do filme "Betinho - A Esperança Equilibrista"
Bate-papo com o diretor Victor Lopes e a assistente de produção executiva Jaqueline Neves.
Data: 12 de novembro (quinta-feira), às 19h.
Local: Escola de Cinema Darcy Ribeiro - Rua da Alfândega, nº 5 - Salão Térreo – Centro.
Entrada gratuita (sujeito à lotação da sala).
Mais informações: 2216-3514 / 2233-0224.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE