Petrobras . Agência Petrobras

Vice-campeão mundial do tiro com arco visita Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Publicado em: 23/10/2015 17:40:22

Maior revelação do tiro com arco brasileiro, Marcus Vinicius D’Almeida, de 17 anos, participa de uma troca de experiências com um índio da etnia Xerente neste sábado (24/10), às 14h, na Oca da Sabedoria, nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O atleta, que integra o Time Petrobras, conhecerá de perto o equipamento usado pelos arqueiros da etnia, que disputam a competição.

Marcus Vinicius D’Almeida foi vice-campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco em 2014, medalhista de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho deste ano, e prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China, ano passado. O jovem arqueiro também foi apontado como o segundo melhor do mundo pela Federação Internacional do esporte. Considerado um fenômeno no esporte, Marcus Vinicius é conhecido em todo o mundo como o Neymar do Tiro com Arco. O Time Petrobras é formado por um grupo de atletas de 15 modalidades com foco na busca por resultados.

O povo Xerente vive no estado do Tocantins em duas terras indígenas. Os índios dessa etnia já participaram de cinco edições dos jogos e se destacam no arco e flecha. São famosos também pelo artesanato com capim dourado, que é a forma que se adornam em dias de festa, além da pintura corporal feita basicamente de jenipapo e urucum. A Petrobras patrocina o projeto Ktepo, criado para fortalecer a produção e comercialização do Artesanato Xerente.

Encontro do Marcus Vinicius D’Almeida com membro da tribo Xerente
Onde: Oca da Sabedoria, Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Quando: Amanhã, 24 de outubro, às 14h
Local: Av. Teotônio Segurado, Palmas, Tocantins (ao redor do estádio Nilton Santos)

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE