Petrobras . Agência Petrobras

Competição para estudantes de engenharia reune 49 equipes em Piracicaba

Publicado em: 02/10/2015 18:32:41

Fórmula SAE tem o patrocínio da Petrobras Distribuidora desde 2004

Mais de 800 estudantes de engenharia e 49 veículos de 37 instituições de ensino superior do Brasil (oito Estados e Distrito Federal) e do exterior (Estados Unidos, Itália e Venezuela) competem neste fim de semana na 12ª edição da SAE Brasil - Petrobras de Fórmula SAE. A disputa vai até domingo (4/10) no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba/ SP. Ao todo são 39 carros a combustão e 10 elétricos. A Petrobras Distribuidora patrocina a competição desde sua primeira edição, em 2004.

As três equipes que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas – duas da categoria combustão e uma da categoria elétrico – poderão representar o Brasil nas competições da SAE International, em 2016, nos Estados Unidos, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na combustão); e na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na combustão e primeira na elétrico).

Entre as 49 equipes inscritas (12 a mais que em 2014), São Paulo lidera com 17 inscritas, seguido por Minas Gerais, com oito, Rio de Janeiro, com sete, e Santa Catarina, com quatro. Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Sul são representados por duas equipes cada. A competição terá, ainda, equipes dos Estados Unidos, Itália e Venezuela.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br), que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro do tipo "fórmula", como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança. Os estudantes de engenharia mecânica devem projetar e fabricar os veículos, com foco no compromisso entre custo e desempenho.

Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados por motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para atingir velocidade superior a 100 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 3.7s. A recarga das baterias é realizada em carga lenta, numa área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásica.

Em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) até a viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e passarão por provas dinâmicas (prova de aceleração em reta de 75 metros, prova de estabilidade lateral e volta em pista montada por cones). No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada, que exige muito dos carros e pilotos.

Programa Petrobras Esporte Motor

O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. A Petrobras é a fornecedora oficial de combustível para a Stock Car e Copa Petrobras de Marcas, e fornece combustível e lubrificantes para a Fórmula Truck. Em 2014, a companhia e a equipe de Fórmula 1 Williams Martini Racing firmaram um contrato de parceria tecnológica. Além disso, desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1. A companhia apoia também o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos.  A Petrobras patrocina, ainda, o Baja SAE, que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva.

12ª Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE

Data: de 2 a 4 de outubro de 2015
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, Piracicaba/ SP.
Dia 2 (sexta-feira) – Provas estáticas (design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído) – das 9h às 16h
Dia 3 (sábado) – Apresentações orais e provas dinâmicas (aceleração, manobrabilidade e auto cross) – 9h às 16h
Dia 4 (domingo) – Enduro de resistência – das 9h às 12h

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE