15ª INDIE exibirá 65 filmes de 21 países em Belo Horizonte

Publicado em: 02/09/2015 18:40:55

Com o patrocínio da Petrobras e entrada franca, festival acontece de 3 a 9 de setembro nos cinemas Belas Artes, Cine Humberto Mauro e Sesc Palladium

A 15ª edição do festival de cinema independente INDIE, que acontecerá em Belo Horizonte entre 3 e 9 de setembro, exibirá 65 filmes de 21 países nos cinemas Belas Artes, Cine Humberto Mauro e Sesc Palladium. Com entrada franca, o INDIE 2015 é patrocinado pelo Petrobras Cultural. Os ingressos estarão disponíveis nas bilheterias das salas 30 minutos antes de cada sessão.

A programação do festival se divide entre seis mostras, que reúnem de títulos clássicos a inéditos. O cinema contemporâneo será representado na Mostra Mundial, com produções de novos diretores, cineastas renomados e muitos lançamentos. Serão exibidos 25 filmes de 16 países – 23 deles fazem estreia nacional em BH. Entre os destaques, direto do Festival de Cannes: “Cemitério do esplendor” e “O tesouro de Corneliu Porumboiu”.

O INDIE apresenta ainda dois programas dedicados ao cinema brasileiro. O Indie Brasil exibe seis filmes do cinema contemporâneo nacional: “Asco”, “A loucura entre nós”, “My name is now, Elza Soares”, “O signo das tetas”, “Sermão dos peixes” e “Trago seu amor”. Os diretores estarão presentes durante as sessões de seus filmes e farão um bate-papo com o público após a projeção.

Além disso, o festival realiza uma retrospectiva dedicada ao crítico de cinema e cineasta paulista Jairo Ferreira. Em "As invenções de Jairo Ferreira", serão exibidos nove filmes, entre curtas e longas, realizados entre 1973 e 1980. Duas retrospectivas, inéditas no Brasil, trazem também dois cineastas, com estilos distintos nascidos na União Soviética: Kira Muratova e Sharunas Bartas. A edição mineira do INDIE ainda recebe o pré-lançamento do "Clássica".

De Minas, o INDIE 2015 seguirá para São Paulo, cidade que recebe o festival há nove anos. Entre 16 e 30 de setembro, o evento acontecerá no CineSesc.

​Programa Petrobras Cultural

O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Focado na afirmação da identidade brasileira, o programa busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural.

Serviço - Festival INDIE 2015 - Belo Horizonte
Datas:
3 a 9 de setembro
Locais:
Belas Artes Cinema (Sala 1: 138 lugares e Sala 2: 123 lugares) - Rua Gonçalves Dias, 1581 – Funcionários
Cine Humberto Mauro (136 lugares) - Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Cine SESC Palladium - (82 lugares) - Av. Augusto de Lima, 420 -  Centro
Entrada franca (ingressos disponíveis nas bilheterias dos espaços 30 minutos antes de cada sessão)
Patrocínio: Petrobras

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE