São Luís recebe um dos mais antigos festivais de cinema do Brasil

Publicado em: 13/08/2015 16:32:29

Patrocinado pela Petrobras e com entrada gratuita, Festival Guarnicê acontece de 17 a 22 de agosto em quatro salas de exibição do Centro Histórico da capital maranhense

A cidade de São Luís (MA) recebe, de 17 a 22 de agosto, a 38ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. Patrocinado pelo Petrobras Cultural, o projeto exibirá produções em curtas e longas-metragens produzidos por universitários de diversos estados brasileiros. As sessões, gratuitas, acontecem em quatro salas do Centro Histórico de São Luís: Teatro Alcione Nazaré, Cine Praia Grande, Teatro João do Vale e Teatro da Cidade, das 9h às 21h.

Participam da mostra competitiva 21 filmes de estados como São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O evento também contará a Mostra Guarnicezinho, voltada para o público infantil, e a Mostra Jovem – ambas voltadas para os alunos de escolas públicas. Haverá ainda espaço para palestras, debates e workshops. A previsão dos organizadores é atingir mais de 10 mil espectadores durante os seis dias de exibição.

A cerimônia de abertura do Festival Guarnicê de Cinema será dia 17, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré, para convidados. O encerramento acontece com a entrega dos troféus Guarnicê para os melhores curtas nacional, curta maranhense e o melhor longa nacional.

No dia 18/8 (terça-feira), às 10h30, o Cine Praia Grande recebe a Sessão Petrobras, com filmes do Revelando os Brasis, patrocinado pela companhia desde sua primeira edição. O Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisual de moradores de cidades com até 20 mil habitantes.

Criado em 1977 e considerado um dos mais antigos festivais de cinema no Brasil, o Festival Guarnicê é organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o objetivo de incentivar a criatividade de cineastas de diversas regiões do país.

A programação e a relação dos filmes exibidos estão disponíveis na página do festival: www.cultura.ufma.br/38guarnice.

Petrobras Cultural
O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, produção, difusão, preservação e assimilação. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o programa busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural.

Serviço:
38º Festival de Cinema Guarnicê
Data: de 17 a 22 de agosto
Horário: das 9h às 21h
Locais:
Teatro Alcione Nazaré (Rampa do Comércio, 200)
Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 238)
Teatro da Cidade (Rua do Egito, 244)
Cine Praia Grande (Rampa do Comércio)
Entrada gratuita

Relação de filmes da Mostra Competitiva:

<

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE