Equipe Mitsubishi Petrobras é campeã do Rally dos Sertões na categoria Protótipos T1
Publicado em: 08/08/2015 22:37:42
FOTO DIVULGAÇÃO/RICARDO LEIZER
A dupla João Franciosi e Rafael Capoani, da equipe Mitsubishi Petrobras, conquistou o título da categoria Protótipos T1 do Rally dos Sertões. Os dois lideraram a competição de ponta a ponta, desde a largada em Goiânia (GO), no dia 2 de agosto, administrando a vantagem para garantir o terceiro título consecutivo na competição. A etapa final, disputada neste sábado, teve 120km cronometrados com largada na cidade de Umuarama (PR) e chegada em Foz do Iguaçu (PR), na Usina de Itaipu. A Petrobras patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras desde abril de 2012. Além do patrocínio, a montadora passou a recomendar o uso dos combustíveis Petrobras em todos os modelos da marca.
A outra dupla da equipe Mitsubishi Petrobras, Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que disputou a competição na categoria T1 FIA, a principal do rali, chegou em segundo lugar na última etapa do rally. Os dois tiveram um problema na quinta etapa da competição, disputada na última quinta-feira (6). Chamada de maratona, a etapa teve 291,16km cronometrados entre as cidades de Três Lagoas (MS) e Euclides da Cunha Paulista (SP). Em função de uma falha na polia da bomba d’água do ASX Racing, eles tiveram o carro rebocado e acabaram caindo na classificação geral.
Programa Petrobras Esporte Motor
O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. Em março deste ano, a Petrobras voltou a fornecer combustível para a Stock Car. Atualmente os pilotos e carros contam com a tecnologia da gasolina Petrobras Podium. O contrato tem duração de três temporadas (2015, 2016 e 2017). Outra competição que recebe os produtos Petrobras (combustível e lubrificantes) é a Fórmula Truck em uma parceria que vem desde 1996. A companhia também é a fornecedora oficial de combustível e lubrificantes da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.
Em 2014, a Petrobras e a equipe de Fórmula 1 Williams Martini Racing firmaram um contrato de parceria tecnológica. Além da colaboração técnica entre as partes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos, o contrato inclui a exposição da marca no carro e em todo o ambiente e vestuário da equipe. Além disso, desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.
A companhia apóia também o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos. Outras duas competições patrocinadas pela Petrobras são o Baja SAE, que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas.