Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras inicia oficinas de gestão social do Programa Petrobras Agenda 21

Publicado em: 01/07/2015 17:19:02

Iniciativa tem o objetivo de fortalecer os fóruns comunitários e fomentar a sustentabilidade de comunidades do entorno das instalações da companhia em 83 cidades de 12 estados

A Petrobras iniciou em várias regiões do país o ciclo de oficinas de gestão social nas comunidades de abrangência do Programa Petrobras Agenda 21. O objetivo desta segunda fase é fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários criados na primeira etapa. As ações contemplam quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação, em 83 cidades de 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As comunidades abrangidas pelo Programa Petrobras Agenda 21 participarão de quatro oficinas de gestão social: produção textual; empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária; elaboração de projetos e estruturação de pessoa jurídica. A capacitação se complementa com o curso de comunicação comunitária, que trará noções básicas de comunicação, técnicas e produção, edição e difusão de informações. Todo o processo de capacitação será feito até junho de 2016.

Esta segunda fase do Programa busca estimular o desenvolvimento de habilidades e competências dos participantes para que façam a disseminação de novos valores e práticas em seus espaços e contextos sociais. “O objetivo é instrumentalizar a comunidade para conhecer o seu território, buscar autonomia e se integrar melhor aos diversos parceiros dessa iniciativa", diz a gerente de Relacionamento Comunitário da gerência executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Rosane Aguiar.

Segundo ela, este não se trata de um trabalho feito para a comunidade, mas construído com a participação coletiva, com base nas percepções locais. “A partir do olhar de onde o cidadão vive, ele define prioridades e soluções para mudar a história de seu bairro com vistas a um futuro sustentável”, destaca.

Sobre o programa

O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades realizada em larga escala por uma empresa, no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e prevê a aplicação desses princípios, por meio de um processo de diálogo permanente, em localidades vizinhas às unidades industriais da companhia, fomentando o desenvolvimento sustentável nessas regiões.

Na primeira fase, implantada em 12 estados brasileiros, foi promovida a sensibilização de lideranças, moradores e poder público, além de uma pesquisa de campo com mais de 66 mil famílias em todo o Brasil, para identificar as características socioambientais de cada região. Ao longo de três anos, foram realizadas mais de 1.700 apresentações em 83 municípios, no esforço de identificar prioridades locais e fomentar o desenvolvimento sustentável dessas regiões. Para estabelecer um relacionamento mais próximo com as comunidades, a companhia também apresentou sua atuação local e atividades socioambientais em cada localidade. Em reuniões temáticas, as comunidades debateram e elegeram prioridades locais e instauraram os fóruns das Agendas 21 Comunitárias, que visam fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão.

A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial. Até 2018, a meta é apoiar a formação e o fortalecimento das representações comunitárias, de forma que os moradores exercitem a autonomia e fortaleçam a visão de cidadania em direção ao desenvolvimento sustentável. Para que isso aconteça, o programa propõe a integração entre comunidades vizinhas por meio dos Fóruns de Agendas 21 Comunitárias e o fomento à formação de novas parcerias entre as comunidades e outras instituições locais.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE