Seletiva de Kart Petrobras começa no próximo sábado, em São Paulo
Publicado em: 23/06/2015 17:40:24A 17ª etapa da Seletiva de Kart Petrobras começa no próximo sábado (27/06), com a primeira etapa classificatória, a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que será realizada no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo. A Seletiva tem quatro etapas no total e a maior premiação da categoria no Brasil.
Serão 64 mil reais para o campeão, 5 mil reais para o melhor estreante na final, 1,5 mil reais para o melhor mecânico, além de um programa de orientação para três finalistas (o campeão, o melhor estreante e o melhor classificado, após o campeão, que não tenha participado do programa em 2014). O valor estimado da premiação em dinheiro e do programa chega a 250 mil reais.
As provas acontecerão em São Paulo (na Aldeia da Serra), Maranhão (em São Luís, junto com a Copa Norte de Kart), Rio Grande do Sul (no Velopark, junto com o Brasileiro de Kart) e Minas Gerais (em Vespasiano, junto com a Copa Brasil de Kart). Serão três vagas por etapa, mantendo 12 finalistas na decisão, marcada para os dias 3 e 4 de novembro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). Concorrerão às vagas pilotos da categoria "Graduados," com idade entre 15 e 18 anos.
A competição já reuniu quase 200 competidores em suas finais, envolvendo os maiores pilotos do kartismo no país. O evento também já passou por 16 estados e 32 cidades do Brasil. Criada em 1999, a Seletiva tem o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora.
Programa Petrobras Esporte Motor
O Programa Petrobras Esporte Motor foi criado para desenvolver e testar os produtos da companhia em condições extremas com o intuito de trazer benefícios aos consumidores. Desde 1996 a companhia é a única fornecedora de combustíveis e lubrificantes da Fórmula Truck. A Petrobras também patrocina o Baja SAE, competição que estimula o surgimento de novos profissionais brasileiros na área da tecnologia automotiva, e a Fórmula SAE, já tradicional no segmento universitário, que consiste na elaboração de projeto e na construção de um veículo de competição, utilizando motores de até 610 cilindradas.
Em abril de 2012, a Petrobras se uniu à Mitsubishi Motors do Brasil e, desde então, patrocina a equipe Mitsubishi Petrobras, que disputa algumas das principais provas de rali do mundo. A Petrobras também apoia o Campeonato Moto 1000 GP, que tem como objetivos a formação, evolução e profissionalização de pilotos, bem como o desenvolvimento de lubrificantes para o segmento motos, e é a fornecedora oficial de combustível e lubrificante da Copa Petrobras de Marcas, que traz de volta a disputa entre os modelos de fábrica de diversas montadoras.
Em 2014, a Petrobras e a equipe de Fórmula 1 Williams Martini Racing firmaram um contrato de parceria tecnológica. Além da colaboração técnica entre as partes para desenvolver novos combustíveis e lubrificantes automobilísticos, a logo da companhia ficará posicionada na lateral do chassi do Williams FW36 e em todo o ambiente e vestuário da equipe. Desde 2009 a Petrobras é patrocinadora e dá nome ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.