Petrobras . Agência Petrobras

Projeto Mova Brasil inicia atividades no Rio Grande do Norte

Publicado em: 15/06/2015 16:18:01

Mais de 2 mil jovens e adultos norte-rio-grandenses participarão do projeto em 2015

Resultado de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Sindicatos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), o MOVA-Brasil começa hoje (15/6) mais uma etapa de suas atividades no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira, o projeto dá inicio ao ano letivo 2015, que terá duração de nove meses. O estado contará com 89 turmas distribuídas em seis núcleos.

O Projeto MOVA-Brasil tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil e para a inclusão dos participantes no mundo do trabalho, numa perspectiva sociocultural e socioambiental, com base na tecnologia social freiriana, na economia solidária e economia de mercado. Cerca de 70% dos alunos são agricultores, mas a atenção é dada também a comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, prisionais, de pescadores e ribeirinhas, entre outras, o que é um diferencial do Projeto Mova Brasil.

Este ano, os municípios contemplados são Natal, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Maxaranguape, Goianinha, Parnamirim, Mossoró, Felipe Guerra, Dix Sept Rosado, Caraúbas, Areia Branca/Ponta do Mel, Serra do Mel, Grossos, Assú, Carnaúbas, Angicos, Ipanguaçú, Alto Rodrigues, Macau, Pendências e Pedro Avelino.

As turmas sempre são organizadas em espaços da comunidade (escolas, igrejas, associações e clubes), com formadores que também são da região, com capacitação e supervisão dos educadores do Instituto Paulo Freire.  Além de ter atuação no Rio Grande do Norte, o projeto está presente nos estados de Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio de Janeiro.

O MOVA-Brasil  integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. Em 11 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto MOVA-Brasil alfabetizou  mais de 264 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos, além de ter capacitado mais de  11 mil profissionais na metodologia do projeto.  A meta elaborada para o período de 2015 prevê a alfabetização de mais 14.200 pessoas contemplando 710 turmas.

Programa Petrobras Socioambiental

O Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos investirá em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE